Comec faz visita técnica em Piên para debater a revisão do Plano Diretor do município 17/05/2019 - 17:40

Foto da equipe em pien

Nesta sexta-feira (17), o Presidente da Comec Gilson Santos, e os técnicos Milton Campos, Eloir Alberti Jr., Gabriela Luhrs e Millena Reis, estiveram na Prefeitura de Piên, participando de uma reunião e visita técnica para tratar da revisão do Plano Diretor Municipal da cidade.

Piên já entregou para análise da Comec as Fases 1 e 2 do Plano Diretor, e desenvolve nesse momento a Fase 3 do projeto. Porém, os técnicos da Comec constataram a necessidade de alguns esclarecimentos e informações no material apresentado, e resolveram ir até a cidade para compreender melhor a realidade da região. Segundo o técnico de planejamento Milton Campos, “Identificamos que parte dos estudos apresentados, principalmente no que se refere a Lei de Zoneamento, estava superestimada, e por isso precisávamos compreender o que motivou a prefeitura a chegar a tais números”. Piên conta hoje com aproximadamente 14 mil habitantes, porém, a Lei de Zoneamento apresentada elevaria o município a uma capacidade de 600 mil habitante, “algo que será praticamente impossível de acontecer”, segundo Campos.

A visita serviu ainda para que os técnicos da Comec pudessem conhecer melhor a região e suas especificidades. Piên possui grande parte do seu território em área de manancial, o que gera algumas restrições e limitações com relação ao zoneamento e densidade.

O presidente da Comec Gilson Santos destacou a importância de realizar correções ao Plano Diretor, ainda nesse momento de desenvolvimento do projeto, “não queremos que Piên perca tempo e dinheiro apresentando um Plano Diretor que corre o risco de ser reprovado pelos órgãos de controle e conselho de mananciais. Por isso, a Comec quer ser parceira de Piên neste trabalho, colocando nosso conhecimento à disposição da cidade e ajudando no desenvolvimento de um Plano que atenda as necessidades do município pelos próximos 10 ou 20 anos”.

Participaram da reunião o prefeito de Piên João Padeiro, o vice Pedro Zanqueta, a Secretária de Governo, Administração e Finanças Jacqueline Niezer, a Procuradora Jurídica Jhennefer Santos, a Chefe de departamento de Habitação Joana Neumann, a Chefe de Departamento de Urbanismo Isabelle Malaquias, a Fiscal Cristiane e a Técnica de Meio Ambiente Cristiane, e o Técnico do ITCG Diclécio Falcade.

Foto: Maurílio Cheli