Comec participa da 7 Conferência da Cidade de São José dos Pinhais 07/11/2019 - 09:30
O presidente da Comec Gilson Santos participou na noite desta quarta-feira (06), da abertura da 7a Conferência da Cidade de São José dos Pinhais. O encontro busca articular os diversos segmentos sociais do município e envolver a população no debate sobre Políticas Urbanas que promovam o aprimoramento e aplicação efetiva do Plano Diretor Municipal.
Durante sua fala, Santos destacou a importância do debate para o desenvolvimento da Cidade e para o Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado – PDUI, que está sendo elaborado pela autarquia. “O PDUI é um grande Plano Diretor da Região Metropolitana de Curitiba e a sua construção depende de debates como estes, onde conseguimos identificar os verdadeiros desafios e oportunidades de cada região. São debates que vão garantir o crescimento organizado dos municípios pelos próximos 10 ou 20 anos, e por isso precisam ser realizados com muita responsabilidade e seriedade. Parabéns São José dos Pinhais por promover esta discussão”.
Neste ano, a Conferência teve como tema Os Desafios do Crescimento Urbano, sendo dividida em quatro eixos de discussão : ‘Grandes empreendimentos e seus impactos’; ‘mobilidade urbana e transporte’, ‘uso do solo e gestão metropolitana’ e ‘integração dos meios urbanos e rurais’.
O prefeito de São José dos Pinhais Toninho Fenelon, realizou a abertura do encontro, e destacou a parceria da Comec nas ações que vem sendo realizadas no município. “Desde o início deste ano, já estivemos por diversas vezes com a Comec, seja em Curitiba ou aqui no município, e é preciso destacar a boa parceria que estamos tendo. Temos diversos desafios em São José dos Pinhais e a Comec tem nos ajudado muito na busca por soluções”.
A Conferência é realizada pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Urbanismo – Semu, e o Conselho da Cidade (Concidade-SJP) – órgão colegiado para formular, elaborar e acompanhar políticas locais de desenvolvimento urbano. Ela acontece na Câmara Municipal nos dias 06 e 07 de novembro – às 17h30 e é aberta a sociedade civil organizada.