Comec participa de reunião da Assomec realizada em Pinhais 30/08/2011 - 15:20

O coordenador geral da Comec (Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba), Rui Hara e o diretor-presidente da Comec, Gil Fernando Bueno Polidoro, participaram da reunião da Assomec (Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba) realizada nesta segunda-feira (29 de agosto) em Pinhais. O evento reuniu prefeitos e representantes de 12 municípios. “Nestas reuniões são apresentadas soluções para os problemas comuns que afetam os municípios da região metropolitana”, comentou Rui Hara.

Um dos temas discutidos foi o Fórum Metropolitano de Turismo, criado em 2003, e que visa trocar experiências para explorar o potencial turístico da região. O secretário de Turismo do Paraná, Faisal Saleh, explicou sobre a a importância do fortalecimento da instância de governança regional para fortalecer o turismo do Paraná. “Os municípios precisam gerar renda e emprego mas, em função da preservação ambiental, há a necessidade de indústrias sem chaminé, como, por exemplo, a indústria do turismo”, observou o presidente da Assomec e prefeito de Colombo, José Antônio Camargo (J. Camargo).

Outros assuntos discutidos foram a nova atuação da Rádio Educativa AM, o programa da Tecpar de inserção em rede de empresas inovadoras de base tecnológica do Paraná e o processamento dos resíduos da construção civil.

Durante o evento o diretor-presidente da Comec, Gil Polidoro, também informou que a Secretaria da Justiça e o Ministério Público pretendem construir um Centro de Atendimento ao Idoso em Curitiba para atender a metrópole.

“Esta reunião foi muito importante para conhecer projetos e parcerias para integrar e fortalecer os municípios da região metropolitana”, disse o anfitrião do evento, prefeito de Pinhais, Luiz Goularte Alves (Luizão).