Comec realiza reunião do Conselho de Transporte Coletivo da RMC 29/09/2021 - 10:43

A Comec realizou na tarde desta terça-feira (28) a 3ª reunião ordinária do ano de 2021 do Conselho de Transporte Coletivo da Região Metropolitana de Curitiba. O encontro teve como principal objetivo apresentar e debater a minuta do Regimento Interno do Conselho, trazer um panorama com os números da operação e impactos causados pela pandemia de Covid-19, além de uma breve explicação do estudo contratado pela Comec em elaboração pela Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicas – FEPESE.

Para o presidente da Comec Gilson Santos, o encontro é uma oportunidade de debater políticas e programas de forma compartilhada com os municípios. “O Transporte Coletivo foi muito impactado pela pandemia de Covid-19 e precisará passar por uma grande transformação. E queremos que estas decisões sejam tomadas de forma compartilhada com os municípios, pois entendemos que é a melhor maneira de propor um sistema mais próximo das necessidades da população”, destacou.

ESTUDO - Um dos principais desafios do Conselho será a licitação do Sistema de Transporte Coletivo que, segundo o Diretor de Transporte da Comec, William Corrêa, deverá ocorrer em 2022. “Nós contratamos um amplo estudo que está sendo elaborado pela FEPESE e é dividido em três produtos. Uma pesquisa de origem e destino, a atualização do cálculo tarifário e a modelagem econômico-financeira do sistema com o estabelecimento de cenários para a licitação. Ao fim de todo este estudo teremos informações atualizadas e que nos nortearão na elaboração do edital de licitação do transporte. Será um trabalho complexo e que exigirá um amplo esforço de todos os presentes. Mas com certeza muito produtivo”, destacou.

Saiba mais: Comec contrata estudo para reorganizar Transporte Coletivo.

GESTÃO COMPARTILHADA – Um dos temas tratados durante o encontro foi a apresentação da minuta do Regimento Interno do Conselho. Ela propõe, entre outras regras e definições, a divisão de pesos dos votos das instituições nas decisões que serão tomadas pelo Conselho. O objetivo é que todas as mudanças envolvendo o Transporte Coletivo da Região Metropolitana de Curitiba passem a ser decididas de forma colegiada pelos seus integrantes.

A gestão compartilhada entre Estado e municípios é uma determinação prevista no Estatuto da Metrópole – Lei Federal no 13.089/2015, que estabelece as diretrizes para as regiões metropolitanas e aglomerações urbanas instituídas pelos Estados.

PANDEMIA – Durante o encontro, foram apresentados também alguns números referentes ao Sistema de Transporte Coletivo, principalmente o impacto causado pela pandemia de Covid-19. Segundo o Técnico do Departamento de Transporte da Comec, o Engenheiro Lucas Yuri, o número de usuários do Sistema ainda é inferior ao período anterior ao da pandemia e isso tem gerado diminuição das receitas e necessidade de reajustes na operação. “A manutenção do Sistema e em especial da tarifa social, hoje na média de R$ 4,59, só foi possível graças ao subsídio do Governo do Estado, caso contrário a tarifa poderia chegar a R$ 8,99, que é hoje a tarifa técnica do Sistema”, destacou.

Para o representante do município de Curitiba, o Diretor de Transporte da URBS Aldemar Venancio Martins Neto, “a construção conjunta deste Sistema é fundamental, pois não basta mais pensar em Curitiba sem pensar nas cidades que fazem parte desta grande metrópole”, destacou.

Entre os acima citados, participaram da reunião o Prefeito de Campo Magro Claudio Casagrande, o Vice-prefeito de Contenda Gilmar Camargo Rosa, o Diretor Administrativo e Financeiro da Comec Rodrigo Stica, o representante de Curitiba e Diretor de Transporte da URBS Aldemar Venancio Martins Neto, a representante da Sedu Márcia de Oliveira Amorin, o representante de Araucária Wilmer Jacó da Silva, o representante de Fazenda Rio Grande o secretário Cel. Lanes Randal Prates, o representante de Piraquara o secretário Tiago Alves, o representante de Quatro Barras o secretário Levi Renato dos Santos Camargo, a representante de Rio Branco do Sul a secretária Nádia Besciak, o representante de Quitandinha Luiz Carlos Lechinoski, a representante de Pinhais Yoná Lemos Ruthes, o representante de Mandirituba Wagner Brasque Vieira, o representante de Itaperuçu Douglas de Oliveira Franco Filho, o representante de Colombo Marcello Albuquerque, a representante de Balsa Nova Bianca Bonka, a representante de Almirante Tamandaré a secretária sra. Jocelia Fonseca, o representante de São José dos Pinhais o sr. Elcio Luiz Karas, o representante do ConCidades Orlando Bonette, o técnico da Comec Advogado Paulo Costa, o técnico da Comec Advogado Claudio José Zerbeto Assis, a técnica da Comec Monyse Takaki, a representante da Agepar Cinthia Letto.