Comec realiza seminário para debater as Ruas do Futuro 12/07/2019 - 13:40
A Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), realizou, na tarde desta quinta-feira (11), o seminário “Ruas do Futuro: O papel das vias na qualidade de vida de uma cidade”. O encontro foi realizado em parceria com a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) e apoio da Escola de Gestão do Paraná, e contou com palestras do engenheiro da ABCP Alex Maschio, da professora da Universidade Federal do Paraná Márcia de Andrade Pereira Bernardinis e do engenheiro do Instituto Tecnológico de Transporte e Infraestrutura (ITTI) Eduardo Ratton.
A abertura foi realizada pelo presidente da Comec, Gilson Santos, que destacou, durante sua fala, a importância do debate para o planejamento das cidades. “A qualidade de vida em uma cidade passa também pela discussão das suas vias urbanas, calçadas e ciclovias. É preciso buscar alternativas mais baratas, duradouras, seguras, que possibilitem a permeabilidade urbana e que tornem as cidades mais convidativas para sua população. O seminário de hoje teve este objetivo, além, é claro, de colaborar com o debate do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado – PDUI da Região Metropolitana de Curitiba, que está sendo desenvolvido pela Comec”.
Para o engenheiro Alex Maschio, “é preciso trazer vida para as cidades, torná-las atraentes e, consequentemente, mais seguras, agradáveis e melhores. Diversas iniciativas nesse sentido já estão sendo realizadas em todo o mundo, mas diferente do que muitos pensam, isso não é exclusividade dos países de primeiro mundo. Já é possível ter essas tecnologias aqui. Já existem muitos exemplos bem sucedidos na Argentina, Bogotá e até mesmo aqui em Santa Catarina. Só precisamos conhecer e implementar. Esse é nosso objetivo”, destacou o engenheiro.
A professora Márcia de Andrade abordou a importância dos Planos de Mobilidade Urbana para o desenvolvimento das cidades, destacando a necessidade de que eles tornem as cidades mais integradas, inteligentes, seguras e sustentáveis. “Precisamos compreender que a mobilidade urbana não depende apenas de um único modal como os automóveis, ônibus, bicicletas ou metro, e sim, da integração entre todos eles. Você pode, por exemplo, não ir ao trabalho de bicicleta, devido a distância. Mas pode ir de bicicleta até o terminal e de lá pegar um ônibus que te leve até o trabalho. Essa integração é fundamental. É a Mobilidade Urbana Sustentável. Um termo ainda pouco utilizado no Brasil”, destacou a professora.
Ao final, o engenheiro do ITTI Eduardo Ratton, trouxe diversos exemplos de estudos e trabalhos realizados pela Universidade em parceria com órgãos Municipais, Estaduais e Federais, buscando aproximar a academia da gestão pública. “A parceria com a Universidade traz diversos benefícios como a dispensa de licitação, a redução de custos, o expertise acadêmico, enfim, um conhecimento que não pode ser descartado e está à disposição da sociedade.”, destacou.
O seminário é o primeiro dos eventos programados no Termo de Cooperação Técnica e Científica assinado entre Comec e ABCP, no início deste ano, e que busca a capacitação de técnicos em construções a base de cimento. O objetivo, segundo Santos é “fazer com que os municípios conheçam alternativas de pavimentação e recebam um suporte técnico adequado, tanto na hora da escolha das tecnologias, quanto nos trâmites burocráticos da obra”.
O Termo de Cooperação terá duração de 24 meses e prevê, além da realização do seminário, 1 treinamento para utilização da plataforma SICONV, 1 treinamento sobre soluções de pavimentação, 1 visita técnica aos municípios do Vale Europeu, no Estado de Santa Catarina, para vivência de experiências de obras de requalificação urbana, além da disponibilização de profissionais para orientação e auxílio técnico, e material com orientações.
Os participantes do seminário poderão solicitar certificado emitido pela Escola de Gestão do Paraná, por meio do site www.escoladegestao.pr.gov.br.