Comec reúne Conselho do Transporte Coletivo da Região Metropolitana 15/04/2021 - 18:03

O presidente da Comec Gilson Santos esteve virtualmente reunido na manhã desta quinta-feira (15), com integrantes do Conselho de Transporte Coletivo da Região Metropolitana de Curitiba, tratando, entre outros assuntos, da contratação que está sendo realizada pela Comec de um amplo estudo para atualizar o cálculo tarifário do sistema de transporte coletivo, atualizar e complementar a pesquisa de origem destino contratada pela Comec no ano de 2013 e apresentar uma proposta de definição de modelagem para  a concessão do sistema, assim como da modelagem da sua gestão de forma Interfederativa, em atendimento ao Estatuto da Metrópole (Lei Federal n.o 13.089/2015).

Segundo o presidente, o estudo irá trazer um amplo e aprofundado panorama do atual sistema de transporte coletivo, auxiliando e subsidiando os atuais e futuros gestores em suas tomadas de decisão. “Será um estudo nunca realizado em nosso sistema metropolitano e que vai, principalmente, estabelecer critérios e diretrizes, apontar melhorias e trazer a segurança necessária para a realização de uma licitação transparente para o sistema”, destacou Santos. “Nosso objetivo é melhorar a prestação deste serviço e aproximar ele da população por meio da participação efetiva dos representantes municipais”, complementou o presidente.

No encontro, o Diretor de Transporte da Comec Willian Corrêa, fez uma explicação do Termo de Referência para a contratação do estudo e apresentou os prazos e próximas etapas dos trabalhos envolvendo o Conselho. Segundo Corrêa, a instituição responsável pela elaboração do estudo será a Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos – FEPESE, do Laboratório de Transportes e Logística da Universidade Federal de Santa Catarina - LabTrans/UFSC, que deverá iniciar os trabalhos já no mês de abril, tendo como primeira entrega a atualização do cálculo tarifário do sistema nos próximos 4 meses. “Será um trabalho muito importante e que só estará completo com a participação e colaboração de todos os membros deste Conselho e seus respectivos municípios”, destacou o diretor.

O Coordenador Jurídico da Comec Dr. Fernando Maciel também participou da reunião e destacou a importância dos estudos que serão contratados para a composição do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado – PDUI, da RMC, que está sendo contratado pela Comec e irá reavaliar os aspectos sociais, econômicos e ambientais da Região Metropolitana de Curitiba sob o olhar das Funções Públicas de Interesse Comum – FPICs. “O PDUI irá traçar diretrizes e ações para que as funções públicas como o Transporte Coletivo, o Saneamento, a Preservação Ambiental, o Uso e Ocupação do Colo, entre outras, estejam integradas e em consonância, garantindo um desenvolvimento social, econômico e ambiental de forma sustentável”, destacou Maciel.

Ao final do encontro o representante do município de Araucária Wilmer Jacó da Silva, destacou a importância da participação dos municípios no Conselho e nas decisões envolvendo o Transporte Coletivo, tendo como exemplo as ações realizadas no município desde o início desta gestão. “Esta gestão no município decidiu tratar o Transporte Coletivo como uma prioridade e temos tido bons resultados, inclusive, com ganho no número de passageiros”, destacou.

Participaram do encontro a representante da Secretária de Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas do Estado do Paraná – Marcia de Oliveira Amorin, e os representantes dos municípios de Araucária – Wilmer Jacó da Silva, São José dos Pinhais – Elcio Luiz Karas, Colombo – Marcello Marcondes, Campo Magro – Fernando Camargo, Pinhais – Marcela Mayumi, Piraquara – Tiago Alves, Itaperuçu – Douglas, Rio Branco do Sul – Nádia Besciak, Quatro Barras – Levi Renato dos Santos Camargo, Mandirituba – Wagner Brasque Vieira, Quitandinha – Osvaldo, Balsa Nova – Valdenir Carneiro Joanico e Agudos do Sul – Vinicius.