Comec sedia reunião do Grupo Pró-Metrópole 29/06/2016 - 17:23

A Comec (Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba) sediou a reunião do programa Pró-Metrópole realizada no dia 29 de junho. Os integrantes foram recepcionados pelo diretor-presidente da Comec, Omar Akel, que colocou a instituição à disposição como canal de comunicação com as prefeituras da Região Metropolitana de Curitiba (RMC). “Este grupo é importante porque hoje as entidades precisam se adequar ao Estatuto da Metrópole que propõe uma nova realidade de governança interfederativa e gestão compartilhada”, disse Akel ao explicar que a Comec também está elaborando seu planejamento estratégico e reorganizando sua estrutura.

Um dos assuntos em pauta na reunião foi uma demanda da região Sul que é a cadeia produtiva do turismo e se discutiu sobre o Plano de Desenvolvimento Integrado de Turismo Sustentável e o Polo de Turismo de Curitiba e Região Metropolitana e Campos Gerais.

Durante a reunião também se comentou sobre a inauguração da fábrica de celulose da Klabin, em Ortigueira, nos Campos Gerais, que ocorreu no dia 28 de junho. Segundo Alexandre Schlegel, diretor técnico da Secretaria Municipal de Assuntos Metropolitanos (Smam), a Klabin é um excelente case de união pois em vez de brigar pela instalação os municípios fizeram um acordo para que toda a região ganhasse. “Foi uma união das iniciativas privada, estadual e municipais”.

PRÓ-METRÓPOLE

Criado em 2013, o programa Pró-Metrópole é formado por representantes da Fiep, Sebrae, Fecomércio, Faciap, Comec, Ipardes, Smam, Ippuc e Assomec. O programa busca a cooperação multimunicipal e multi-institucional para explorar as vocações regionais da RMC. Como os governos locais são chamados a desempenhar um papel de empreendedorismo, catalisando ações dos agentes econômicos dos setores público e privado, o desafio do Pró-Metróple é encontrar o caminho do crescimento econômico no desenvolvimento de polos produtivos e da agricultura familiar. Ao se identificar e valorizar a potencialidade se tem elementos de transformação da realidade dos municípios da RMC.