Comec solicita análise da temporização de semáforos na BR-116 15/12/2022 - 18:16

A Comec encaminhou ofício para a Superintendência de Trânsito de Curitiba e Prefeitura de Fazenda Rio Grande, solicitando apoio dos dois órgãos na análise e eventual alteração da temporização de semáforos existentes na BR-116.

O objetivo, segundo os documentos, é estudar a possibilidade de aumentar o tempo disponível para o tráfego de veículos na rodovia que, conhecidamente, apresenta grandes congestionamentos, em especial nos horários de pico.

Segundo a Comec, o tráfego intenso prejudica seriamente a operação do Transporte Coletivo Metropolitano que, nestes horários, chega a levar três vezes o tempo necessário para realizar o mesmo trajeto.

“O trajeto da linha F03 – FAZENDA DIRETO, que faz a conexão entre o Terminal de Fazenda Rio Grande e o Terminal do Pinheirinho, é realizado em aproximadamente 20 minutos. Mas em horários de pico, como às 7h01, o mesmo trajeto leva 57 minutos. O impacto deste tempo para a operação do sistema e, obviamente, para o cidadão, é muito significativo e exige de nós, gestores públicos, soluções imediatas.” destacou o Diretor Presidente da Comec Gilson Santos.

Os três semáforos que estão sendo estudados ficam localizados, um no início da Linha Verde, em Curitiba, em frente a antiga sede da empresa Pluma e dois na BR-116, no trecho urbano de Fazenda Rio Grande, no cruzamento com a Rua Jatobá, próximo ao Posto Petrobras e em frente a empresa Plastilit.

Santos destaca ainda que projetos maiores, como a implementação de uma canaleta exclusiva para ônibus na continuação da Linha Verde, estão sendo estudados, mas que ainda levarão tempo para sua implementação e que, apesar de pequenos, os ajustes solicitados poderão trazer ganhos importantes para o trânsito e, consequentemente, a população.