Comec vistoria obras do Terminal do Cabral 10/02/2011 - 16:45

O diretor de Transportes da Comec - Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba, Carlos do Rego Almeida Filho (Caco Almeida), e o engenheiro do PIT - Programa de Integração do Transporte, Haroldo Eustáquio estão visitando os terminais de ônibus metropolitanos. No dia 10 de fevereiro eles vistoriaram as obras do Terminal do Cabral e no dia 11 devem verificar os terminais de Contenda, Araucária, Fazenda Rio Grande e Campo Largo.

“No caso do Terminal do Cabral a Comec recebeu a obra em dezembro do ano passado mas foi um recebimento provisório pois a instituição tem 120 dias para acusar o recebimento definitivo”, disse Caco Almeida ao comentar que estas vistorias servem para fazer os ajustes necessários. Ele explicou que os usuários fazem reclamações através do 156 e a Urbs (Urbanização de Curitiba) repassa para que a Comec possa sanar estes problemas. Por exemplo: no Terminal do Cabral já tiveram problema com a caixa d'água e o fechamento de algumas portas das estações tubos. “Já comunicamos esta situação para a empresa que já enviou técnicos para solucionar”.

CABRAL

O Terminal do Cabral foi entregue em dezembro do ano passado e as obras foram executadas pela Secretaria do Desenvolvimento Urbano (Sedu) e pela Comec. A iniciativa fez parte de um acordo firmado entre a Comec e a Urbs e custou R$ 4,3 milhões.

As obras contemplaram desde a reforma na cobertura até a implantação de uma nova plataforma. O terminal contava com uma área de 1.573 m² e, com a ampliação, recebeu mais 1.247 m², totalizando 2.950 m². Foram ampliadas as quatro estações tubo existentes e foi construída mais duas para atender os ônibus articulados.

Também foi feita a ampliação da passagem subterrânea para que os usuários acessem às plataformas de embarque e desembarque, reforma e construção de sanitários, rampas de acessibilidade, reformas dos pontos comerciais, uniformização das plataformas metálicas elevadas, colocação de placas de concreto para os pontos de paradas dos ligeirinhos, além instalações elétricas, paisagismo, iluminação, sinalização semafórica e nova comunicação visual (sinalização horizontal e vertical), bem como melhoria da pavimentação no entorno do terminal.