Começa concretagem da trincheira da Avenida das Torres-Rui Barbosa 27/01/2010 - 17:19

Começaram os serviços de concretagem da trincheira em construção no cruzamento da Avenida das Torres - Rui Barbosa, na Região Metropolitana de Curitiba. De acordo com o secretário do Desenvolvimento Urbano, Forte Netto, o trabalho está sendo realizado em duas lajes no sentido São José dos Pinhais – Curitiba e, a partir da segunda quinzena de fevereiro, deve ser executado no sentido Curitiba – São José dos Pinhais, em outras duas lajes. “Isto vai melhorar as condições de tráfego entre os municípios, reduzindo os congestionamentos, principalmente em horários de pico”, ressalta.

Para esta etapa, a Coordenação da Região de Metropolitana de Curitiba (Comec), vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Urbano, diz que serão utilizadas 250 toneladas de aço para implantação da armação que receberá uma quantidade de concreto equivalente a 280 caminhões betoneira. Segundo o coordenador da Comec, Alcidino Bittencourt Pereira, concluída esta etapa, começa a montagem das fôrmas das vigas que darão sustentação à trincheira. “As estruturas serão reforçadas para atender um fluxo de aproximadamente 50 mil veículos que trafegam diariamente na via”, destaca.

Até o momento, foram realizados os serviços de drenagem, de estaqueamento para estruturação da trincheira e de construção de um binário e de alças de acesso para desvio do tráfego proveniente da Avenida das Torres e da Avenida Rui Barbosa. A obra faz parte do Programa de Integração do Transporte (PIT) e conta com investimentos de R$ 11,3 milhões.

PIT – O Programa de Integração do Transporte (PIT) tem a finalidade de proporcionar mais qualidade, rapidez e segurança do transporte coletivo da Região Metropolitana de Curitiba. Realizado pela Sedu/Comec, compreende a criação de um novo eixo de transporte entre os municípios da Grande Curitiba por meio de intervenções viárias, como duplicação de vias públicas, construção de trincheiras e de terminais de ônibus metropolitanos. O programa conta com recursos de R$ 124,5 milhões.