Começa a construção da fábrica da Gri-Cei em Campo Largo 03/04/2013 - 11:17

A Gri-Cei, um dos empreendimentos industriais atraídos pelo programa Paraná Competitivo, do Governo do Estado, iniciou no dia 02 de abril as obras de construção de sua fábrica em Campo Largo, na região metropolitana de Curitiba. A empresa instala a primeira fábrica de bolsas para extração, separação, conservação e transfusão de sangue, do Sul do País. O investimento é de R$ 23,9 milhões, com a geração de 122 empregos diretos.

O secretario da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Ricardo Barros, participou do lançamento da pedra fundamental e lembrou que nos últimos dois anos o Paraná atraiu R$ 20 bilhões em novos empreendimentos, que estão gerando 120 mil empregos em todas as regiões do Estado. "Temos uma forte parceria com a iniciativa privada na construção do maior ciclo de industrialização da história do Estado", disse Barros, que representou o governador Beto Richa no evento.

“Este empreendimento da Gri-Cei é resultado de uma boa negociação, em que trabalhamos juntos para configurar o melhor benefício para a empresa, aliado ao interesse público de geração de renda e empregos”, afirmou o secretario.

O início de funcionamento da nova fábrica está previsto para o último trimestre do ano que vem. A capacidade de produção inicial é de 2 milhões de bolsas unidades por ano, que depois será duplicada.

MERCADO - O empreendimento é resultado de uma sociedade entre o grupo espanhol Grifols, um dos maiores do mundo no setor farmacêutico e hospitalar, e a CEI (Comércio, Exportação e Importação de Materiais Médicos), empresa paranaense especializada na comercialização de produtos hospitalares.

Segundo o presidente da Grifols, Víctor Grifols, a empresa avaliou outros dois estados antes de escolher pelo Paraná. "Aqui estamos muito satisfeitos com o suporte recebido. As aspirações da Grifols não terminam nessa fábrica, que é só o começo”, afirmou Grifols, ao adiantar que a empresa já avalia a ampliação dos investimentos em outros terrrenos de Campo Largo.

A fábrica em Campo Largo vai suprir a demanda brasileira pelos produtos da companhia, que são importados da Espanha. A previsão é que 44 % da produção sejam destinadas ao mercado interno e 56 % ao Mercosul e México.

“Esta nova planta responderá à crescente demanda deste tipo de produto, atendendo as necessidades do mercado brasileiro e de outros países da América Latina”, explicou o presidente da Gri-Cei Miquel Pasqual.

O lançamento da pedra fundamental teve a presença do prefeito de Campo Largo Affonso Portugal Guimarães; do presidente da Cei Paulo Cezar Pacheco, e do presidente da Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia (ABHH).