Começa a construção do terminal metropolitano de Campo Largo na RMC 10/12/2008 - 11:20

Há poucos dias, começaram as obras de construção do terminal metropolitano de passageiros do município de Campo Largo, na região metropolitana de Curitiba. A obra faz parte do Programa de Integração do Transporte (PIT) realizado pelo Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SEDU) e Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (COMEC).
Localizado na região central de Campo Largo, o novo terminal receberá investimentos da ordem de R$ 4 milhões com prazo de execução de um ano, e para tanto, o município está disponibilizando a área para a construção. A edificação vai contar com três áreas distintas para o acesso as linhas, ou seja, plataforma para a linha direta, plataforma para as linhas urbanas e plataforma para as linhas metropolitanas.
O novo e moderno terminal está projetado para atender mais de 20 mil passageiros dia útil e vai ter ainda os seguintes ambientes em sua área construída coberta de 4.349 m²: bilheteria, setores administrativos, de fiscalização, sala da prefeitura, sala da Polícia Militar, depósito, sanitários, fraldário, área comercial, bicicletário, guarita e uma grande área verde e de paisagismo.
As instalações estão localizadas na Avenida Clotário Portugal com a rua Engenheiro Tourinho, o qual vai oferecer 23 linhas de ônibus (12 alimentadoras; três troncais - metropolitano para a capital, e uma direta) com 15 plataformas para embarque e desembarque. “Este terminal, como os demais que constam no programa, está sendo projetado para atender a demanda de usuários para os próximos 15 anos”, informa o coordenador da região metropolitana de Curitiba, Alcidino Bittencourt Pereira.
PIT - O Programa Integrado de Transporte de Passageiros da Região Metropolitana de Curitiba, executado pela Sedu/Comec, tem o objetivo de desafogar o atual sistema radial de transporte, em que todas as linhas de ônibus passam por Curitiba, e de estabelecer um corredor de desenvolvimento, ligando os municípios de Itaperuçu, Almirante Tamandaré, Colombo, Pinhais, São José dos Pinhais, Fazenda Rio Grande, Quatro Barras e Campina Grande do Sul, melhorando a sua integração com a Rede Integrada de Transportes (RIT), que abrange Curitiba e Região Metropolitana. O programa prevê investimentos de R$ 124 milhões no sistema viário (são 75 quilômetros de obras viárias, com duplicação de vias, pavimentação, construção de trincheiras e pontes, iluminação pública, paisagismo, calçadas, ciclovias, trevos e pontos de ônibus) e em terminais metropolitanos (são nove terminais e sete miniterminais), com recursos do Governo do Estado e financiamentos parciais do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Serviços já realizados:
Topografia