Comitê gestor vai coordenar obras na barragem Piraquara II 23/05/2012 - 15:51

As obras de conservação do reservatório Piraquara II, na Região Metropolitana de Curitiba, devem começar em breve. No dia 22 de maio, foram acertados ajustes e eleito o engenheiro agrônomo Joaquim Severino para representar a comunidade no comitê gestor que vai coordenar a execução das obras. Severino será o secretário executivo do comitê.

O projeto prevê a recuperação ambiental ao longo da barragem, cujas obras deverão se tornar modelo para ações de preservação do meio ambiente em áreas de captação de água. A barragem Piraquara II possui um reservatório de 21 milhões de metros cúbicos e é uma das quatro represas que compõem o sistema de regularização e reforço para o abastecimento de água da RMC.

O secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, o prefeito Gabriel Jorge Samaha, o Gabão, e o diretor da Sanepar Pericles Weber participaram da reunião. Os três órgãos integram o comitê gestor. Segundo Ortigara, assim que for apresentada a documentação exigida da prefeitura, o Governo do Estado vai autorizar a liberação de aproximadamente R$ 360 mil para o início das obras. O projeto deverá receber até R$ 1 milhão, entre recursos do governo do Estado, da Sanepar e da prefeitura de Piraquara.

REVOLUÇÃO – O secretário ressaltou que as obras vão melhorar a qualidade da água captada e pode fazer da região da barragem mais um atrativo turístico para a Copa do Mundo. Para o prefeito Gabão, as obras representam uma revolução ambiental e vão beneficiar os habitantes de Curitiba e região, que consomem a água captada no manancial.

Joaquim Severino explicou que é a primeira vez que existe um comitê gestor de um reservatório específico e o primeiro regido por um decreto do governador. Ele acredita no efeito multiplicador do projeto, com a adesão da sociedade. Severino acredita que empresas vão se interessar em executar obras adicionais, devendo ampliar o parque.

As obras envolvem a solução para problemas de erosão, gestão de resíduos, planejamento do uso do solo nas microbacias do entorno do reservatório, adequação de estradas, reposição florestal e paisagismo. Inicialmente serão adequados cerca de 20 quilômetros de estradas rurais. O secretário Ortigara explicou que as soluções adotadas na Piraquara II podem ser expandidas para todos os mananciais paranaenses. “Também representa a oportunidade para se iniciar o desenvolvimento do mapeamento de estradas rurais e de gestão de estradas rurais previsto no programa de microbacias”, disse Ortigara.

Entre os problemas constatados no Piraquara II estão estradas inadequadas e ausência de vegetação recomendada em cursos de água, que contribuem para que o reservatório receba água de enxurradas, que provocam o assoreamento.