Conferência em Curitiba debate plano de desenvolvimento regional 26/09/2012 - 10:45

Como reduzir as desigualdades regionais e sociais em um país de dimensões continentais como é o Brasil. Esta é um das principais questões em debate na Conferência Estadual de Desenvolvimento Regional, que acontece até dia 27 de setembro no Cietep, em Curitiba.

O diretor-geral da Secretaria do Desenvolvimento Urbano (Sedu), Jamil Abdanur Junior, disse que a conferência é uma oportunidade para discutir o desenvolvimento regional com entidades representativas da sociedade. “Temos a convicção de que essa união trará resultados positivos para a definição de diretrizes e políticas que nortearão a política de desenvolvimento regional, no âmbito estadual e também nacional”, comentou.

Durante a solenidade de abertura, no dia 25 de setembro, o assessor especial do Ministério da Integração Nacional, Gerson Albuquerque, enfatizou a necessidade de que os estados preparem suas contribuições para a formulação do Plano Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR). “Essa é a primeira vez que está sendo construído um plano nacional de desenvolvimento regional ouvindo a sociedade. Portanto, o que for apontado como diretriz vai expressar o sentimento e as necessidades da população, aquilo que ela espera que o Estado faça para superar as desigualdades regionais do Brasil”, afirmou.

A conferência é realizada pelo Ministério de Integração Nacional e as secretarias estaduais do Desenvolvimento Urbano, Planejamento e Casa Civil, juntamente com o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada). Reúne, em mesas e painéis, representantes da sociedade civil, academia, empresariado e poder público para debater os temas relacionados ao desenvolvimento do país e do estado, auxiliando na construção dos princípios e diretrizes para a PNDR.

“Aqui estão mais de 200 lideranças de diversos segmentos que vão propor diretrizes para que essa política nacional de Desenvolvimento Regional se transforme, de fato, numa política de Estado”, complementou Albuquerque.

Os trabalhos da Conferência Estadual de Desenvolvimento Regional estão estruturados em quatro eixos temáticos: Governança, participação social e diálogo federativo; Financiamento do desenvolvimento regional; Desigualdades regionais e critérios de elegibilidade; e Transversalidade - vetores de desenvolvimento regional sustentável.

Para o gerente de desenvolvimento e fomento da Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), Marcelo Percicotti, a conferência é uma oportunidade para que representantes de cada segmento avaliem de que forma podem contribuir para reduzir as desigualdades regionais. “Vamos estimular o debate do papel do setor produtivo no desenvolvimento regional. É mais uma forma de agregar a esse importante movimento que já tem diversas dimensões sendo tratadas”, disse.