Conselho Consultivo da Comec reúne prefeitos da região metropolitana 18/04/2011 - 10:20

Prefeitos e representantes das 26 cidades que compõem a Região Metropolitana de Curitiba participaram nesta sexta-feira (15 de abril) da reunião do Conselho Consultivo da Comec (Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba). “A última vez que este Conselho se reuniu foi há 10 anos e estamos reativando-o agora para que seja um importante fórum de discussão das soluções para os problemas da metrópole”, diz o coordenador da Comec, Rui Hara.

A Comec foi criada em 1974 e prevê a criação dos Conselhos Deliberativo e Consultivo. O Conselho Consultivo é formado por um representante de cada município e tem por objetivo discutir planos de interesse regional que posteriormente são encaminhados para aprovação do Conselho Deliberativo. Porém, apesar de previsto em lei, os conselhos da Comec estavam desativados.

“Ao sermos chamados para participar do Conselho da Comec nós, prefeitos, nos sentimos respeitados pois poderemos discutir planos e melhorias para a metrópole” observa J. Camargo, prefeito de Colombo e presidente da Assomec (Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba).

Para José Roberto Borghetti, secretário de Assuntos Metropolitanos de Curitiba, esta democratização da discussão é importante para encontrar soluções para as demandas regionais. Como exemplo citou o incentivo a produção de produtos orgânicos nos mananciais. “Hoje há uma grande demanda destes produtos mas a produção ainda é muito pequena”.

PAUTA

Na primeira reunião do Conselho Consultivo, foram discutidos vários assuntos como: *a possibilidade de criação de setores que agreguem municípios com características regionais comuns; *a solicitação de Pien, Rio Negro e Campo do Tenente para integrar a Região Metropolitana de Curitiba; *implantação de saneamento básico de acordo com projeto da SANEPAR; *estudo de viabilidade para criação de novos Armazéns da Família e a regulamentação dos usuários do Mercado do Produtor (local denominado Pedra); *criação de Câmaras Técnicas para tratar de assuntos específicos de interesse comum.