Conselho das Cidades participará das Câmaras Temáticas da Copa 22/12/2011 - 10:38

O governo estadual autorizou o Conselho Estadual das Cidades (ConCidades Paraná) a participar das câmaras temáticas criadas para tratar da preparação para a Copa do Mundo em 2014. A medida foi decidida em reunião realizada no dia 20 de dezembro entre o secretário para Assuntos da Copa 2014, Mario Celso Cunha, e o presidente do ConCidades e secretário do Desenvolvimento Urbano, César Silvestri.

A entidade participará de todas as nove Câmaras Temáticas Estaduais e terá autonomia para acompanhar o andamento dos projetos que serão desenvolvidos pelo poder público e pela iniciativa privada para a realização do evento. O ConCidades Paraná é um órgão colegiado de caráter consultivo e fiscalizatório, que reúne representantes do poder público e da sociedade civil.

Mario Celso destacou os bons resultados obtidos por meio das Câmaras Temáticas e a participação da sociedade na discussão do assunto. “A participação do Conselho das Cidades nas Câmaras Temáticas vem reforçar a participação da sociedade neste processo, ajudando nas ideias e principalmente na transparência”, disse.

Silvestri indicou os conselheiros Denílson Pestana da Costa para representar a Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário e Érico Morbis para representar a área empresarial no colegiado.

“A integração do Conselho Estadual das Cidades com os assuntos da Copa do Mundo 2014 é fundamental, pois inclui trabalhadores e empresários neste movimento, que irá gerar um grande legado para a sociedade”, afirmou o secretário.

O ConCidades integra a estrutura da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano – Sedu/Paranacidade - e sua finalidade é formular, estudar e propor diretrizes para o desenvolvimento municipal e metropolitano. Também cabe à entidade atuar de forma integrada ao desenvolvimento regional, nas dimensões ambiental, social e econômica, com participação social e integração das políticas de planejamento, ordenamento territorial e gestão do solo urbano, de habitação, saneamento ambiental, mobilidade, trânsito e transporte urbano.

CÂMARAS TEMÁTICAS – Criadas em julho, as câmaras temáticas são constituídas por representantes de diversos segmentos da sociedade. O número de membros varia de acordo com o tema, indo de 12 a 30 pessoas. As câmaras se reúnem pelo menos uma vez por mês e são dividas em nove áreas: Transparência; Segurança; Educação e Cultura; Estádios; Saúde; Turismo; Infraestrutura; Comercial e Tecnologia; Meio Ambiente e Sustentabilidade.