Conselho de Ciclomobilidade do PR traça diretrizes para 2016 18/12/2015 - 15:31

Representantes de secretarias e instituições que fazem parte do Programa Paranaense de Mobilidade por Bicicleta (CicloParaná) definiram em reunião, no dia 17 de dezembro, a implantação do Conselho Paranaense de Ciclomobilidade (Conciclo). A reunião foi em Curitiba, no auditório da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, que coordenará as atividades do conselho.

A formação do conselho está prevista no decreto assinado pelo governador Beto Richa em maio deste ano. “O Conciclo será um instrumento fundamental para quem já usa a bicicleta. Trabalharemos com diversas situações, como inclusão, segurança, educação, e vamos criar uma proposta mais concreta para a implementação das políticas relacionadas ao modal bicicleta”, afirmou a coordenadora do Conciclo, Daniela Miranda.

Sugestões foram colocadas em pauta e foi criada uma comissão para elaborar o regimento interno do conselho, que se reunirá uma vez por mês, a partir de fevereiro do ano que vem.

CICLO PARANÁ – O CicloParaná é um conjunto de ações e políticas elaboradas com a participação de mais de 21 instituições, como Detran, universidades estaduais, Polícia Rodoviária e secretarias de Estado, e todos os movimentos cicloativistas do Paraná.

O programa contempla as diretrizes da política nacional e estadual de incentivo ao uso da bicicleta, com ações voltadas ao uso do modal como meio de transporte, esporte e lazer, educação no trânsito e turismo sustentável.

PORQUE PROMOVER O USO DA BICICLETA

É sustentável: pedalar não polui, reduz os congestionamentos e economiza dinheiro.

É uma tendência: basta acompanhar os principais veículos de mídia e as redes sociais para notar o quanto o uso da bicicleta vem sendo debatido e inserido na agenda daqueles que pensam e planejam os rumos de nossa cidade.

É eficiente: as empresas perdem muita produtividade por conta dos altos índices de congestionamento nas cidades. Promovendo o uso da bicicleta, o funcionário perde menos tempo no trânsito e chega mais disposto ao trabalho.

É saudável: o funcionário deixa o sedentarismo de lado, fica mais alerta e animado porque não se estressa com o trânsito.