Conselhos Deliberativo e Consultivo da Comec se reúnem na SEDU 13/07/2016 - 13:50

Os Conselhos Deliberativo e Consultivo da Comec (Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba) se reuniram nesta terça-feira (12) na sede da Sedu (Secretaria do Desenvolvimento Urbano do Paraná). A reunião foi presidida pelo secretário do Desenvolvimento Urbano, Ratinho Júnior. “A Comec precisa voltar a ser um importante órgão de planejamento das funções públicas de interesse comum ao desenvolvimento dos municípios da Região Metropolitana de Curitiba, de acordo com o Estatuto da Metrópole”, disse o secretário.

“A Região Metropolitana de Curitiba precisa ser pensada em conjunto e este é um importante fórum para discutir ações que deem maior qualidade de vida para a população metropolitana”, observou o presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche, membro do Conselho Deliberativo.

O diretor-presidente da Comec, Omar Akel explicou que estavam sendo apresentadas as principais ações desenvolvidas na entidade em relação a adequação ao Estatuto da Metrópole. Foram discutidos assuntos como o cenário institucional da nova governança interfederativa e o andamento do planejamento estratégico da Comec. Em busca de uma solução integrada para o sistema de transporte, foi abordado o plano de diretrizes de mobilidade com uma proposta de gerenciamento compartilhado do transporte metropolitano que seria um consórcio gestor que poderia contar com uma agência gerenciadora. Segundo Akel, a Comec está preparando estudos e propostas para discutir com os prefeitos a partir de outubro, quando o cenário político das novas administrações municipais estará definido.