Contenda poderá receber unidade de tratamento de resíduos sólidos 04/08/2021 - 10:42

O presidente da Comec Gilson Santos esteve no município de Contenda reunido com o Prefeito Antônio (Mostarda), o vice-prefeito Gilmar Carpejani, vereadores e empresários, debatendo a instalação de uma unidade de tratamento de resíduos sólidos no município.

Desde 2010 a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/10) proibiu a utilização de “lixões” para descarte de resíduos, porém, poucos municípios conseguiram se adaptar e implementar tecnologias que promovam a correta destinação destes materiais. Ainda hoje, cerca de 3 mil lixões são utilizados pelo Brasil, contaminando o solo e as águas.

Além de cumprir com a legislação, a implementação de uma unidade de tratamento, é ambientalmente sustentável, gera empregos e renda ao município com a produção de biogás que podem ser utilizados para gerar energia e biometano utilizado como combustível de automóveis.

“Além de gerar renda para o município, estamos pensando nas futuras gerações buscando um sistema que seja ambientalmente sustentável”, destacou o prefeito Antônio (Mostarda).

Para o presidente da Comec Gilson Santos, “Contenda pode servir de exemplo para outros municípios da Região e do Paraná, implementando um sistema funcional e sustentável”, destacou.

A prefeitura irá estudar terrenos no município que possam receber tal instalação e iniciar os estudos necessários para que a implementação esteja de acordo com as exigências ambientais.