Convênio garante qualificação profissional para alunos da rede pública 24/07/2012 - 15:29
O vice-governador e secretário de Estado da Educação, Flávio Arns, assinou no dia 23 de julho convênio com o Instituto Walmart e o Instituto Aliança para implantação do Programa Escola Social do Varejo, um modelo de educação profissional a ser ofertado para a rede pública estadual do Paraná. A partir de agosto, alunos do ensino médio farão cursos com carga horária de 500 horas, em contraturno. A previsão de término é para dezembro.
Nesta etapa inicial serão qualificados 100 jovens de 16 a 24 anos, matriculados no ensino médio em escolas estaduais. “A parceria é uma prova concreta de que governo e sociedade civil podem atuar juntos pela melhoria da educação. Resultado do entendimento, do diálogo e da união para oferecer qualificação profissional de qualidade aos nossos alunos”, ressaltou Flávio Arns.
A parceria reflete também a proposta do governo de integração entre as secretarias estaduais. “A iniciativa é um esforço para oferecermos melhores condições para queestes estudantes entrem no mercado de trabalho, exerçam o protagonismo juvenil e sejam inseridos socialmente”, destacou Fernanda Richa, secretária de Estado da Família e Desenvolvimento Social.
Após a formação, os alunos poderão trabalhar em empresas comerciais varejistas de pequeno, médio ou grande portes, atendendo demandas do mercado de trabalho. “A empregabilidade, em experiências anteriores do programa, atinge 80% dos jovens após quatro meses de participação no curso”, comentou Vinícios Malfatti, coordenador do Instituto Walmart. A Escola Social do Varejo atua em cinco estados – Bahia, Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Sul e São Paulo – e já formou 2,5 mil jovens desde 2010.
As duas primeira turmas do programa serão formadas no Colégio Estadual Euzébio da Mota, no bairro Boqueirão, em Curitiba. “A comunidade escolar recebeu com muita satisfação esta oportunidade, que vai melhorar a formação dos jovens e facilitar o ingresso deles no mundo do trabalho”, disse Olinda de Godói Ribeiro, diretora do colégio.
A Secretaria de Estado da Educação oferece o espaço físico e profissionais para execução do projeto, além de acompanhar a seleção dos estudantes e acompanhar pedagogicamente os alunos. Os institutos darão acompanhamento técnico para o suporte adequado aos professores e alunos participantes.
Nesta etapa inicial serão qualificados 100 jovens de 16 a 24 anos, matriculados no ensino médio em escolas estaduais. “A parceria é uma prova concreta de que governo e sociedade civil podem atuar juntos pela melhoria da educação. Resultado do entendimento, do diálogo e da união para oferecer qualificação profissional de qualidade aos nossos alunos”, ressaltou Flávio Arns.
A parceria reflete também a proposta do governo de integração entre as secretarias estaduais. “A iniciativa é um esforço para oferecermos melhores condições para queestes estudantes entrem no mercado de trabalho, exerçam o protagonismo juvenil e sejam inseridos socialmente”, destacou Fernanda Richa, secretária de Estado da Família e Desenvolvimento Social.
Após a formação, os alunos poderão trabalhar em empresas comerciais varejistas de pequeno, médio ou grande portes, atendendo demandas do mercado de trabalho. “A empregabilidade, em experiências anteriores do programa, atinge 80% dos jovens após quatro meses de participação no curso”, comentou Vinícios Malfatti, coordenador do Instituto Walmart. A Escola Social do Varejo atua em cinco estados – Bahia, Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Sul e São Paulo – e já formou 2,5 mil jovens desde 2010.
As duas primeira turmas do programa serão formadas no Colégio Estadual Euzébio da Mota, no bairro Boqueirão, em Curitiba. “A comunidade escolar recebeu com muita satisfação esta oportunidade, que vai melhorar a formação dos jovens e facilitar o ingresso deles no mundo do trabalho”, disse Olinda de Godói Ribeiro, diretora do colégio.
A Secretaria de Estado da Educação oferece o espaço físico e profissionais para execução do projeto, além de acompanhar a seleção dos estudantes e acompanhar pedagogicamente os alunos. Os institutos darão acompanhamento técnico para o suporte adequado aos professores e alunos participantes.