Copel inaugura subestação Curitiba Norte e reforça sistema elétrico da RMC 27/06/2016 - 14:59

A Copel e o Governo do Estado inauguraram no dia 24 de junho, em Almirante Tamandaré, a subestação Curitiba Norte e a linha de transmissão de 33 quilômetros que vai conectá-la à subestação Bateias, em Campo Largo. A nova unidade melhora a qualidade de fornecimento de energia em toda a Região Metropolitana de Curitiba ao aliviar a carga de outras subestações e criar novas fontes de fornecimento.

Com investimentos de R$ 69 milhões, o conjunto opera em 230kV (kilovolts) e consolida a expansão do sistema elétrico da RMC. Ao todo, a nova unidade beneficia diretamente cerca de 130 mil pessoas – são 57 mil unidades consumidoras de toda a porção Norte da RMC, das quais 47 mil residenciais, 9,5 mil comerciais e 500 clientes industriais.

“Esta subestação é uma das principais obras de grande porte que vão contribuir para aumentar muito a qualidade de fornecimento de energia para a RMC nos próximos anos, acompanhando o forte crescimento de toda esta região”, explicou o presidente da Copel, Luiz Fernando Leone Vianna.

Ele acrescentou que a nova unidade cria condições para um fornecimento de energia mais confiável, subsídio indispensável para a indústria e para o crescimento das cidades. “A construção de subestações, tanto na transmissão como na distribuição, é uma constante na Copel. Não podemos perder de vista que precisamos sempre fazer o melhor para nosso consumidor." completou.

O empreendimento contribui para deixar o sistema elétrico da região ainda mais seguro e estável, pois amplia o número de fontes de fornecimento de energia. A lógica é simples. À medida em que a população cresce e o consumo aumenta, a Copel precisa expandir a rede elétrica e modernizar a infraestrutura dos sistema para garantir energia a todos e subsidiar a construção de hospitais, escolas e indústrias.

O prefeito de Almirante Tamandaré, Aldinei Siqueira, comemorou os investimentos. "Precisamos deste empreendimento da Copel. Precisamos de energia para atrair as industrias. É pela energia que teremos um futuro melhor, para a nossa cidade."

A conexão da nova subestação Curitiba Norte ao Sistema Interligado Nacional se dará através de uma linha de transmissão que percorrerá 33 quilômetros até a já existente subestação Bateias, passando por Almirante Tamandaré, Itaperuçu, Campo Largo e Campo Magro. A nova subestação também vai dividir em dois trechos a linha que hoje opera entre as subestações Pilarzinho e Cia. de Cimento Portland Rio Branco (Votorantim).

De acordo com Sergio Luiz Lamy, diretor-presidente da Copel Geração e Transmissão S.A, que executa o empreendimento, o conjunto de obras tornará o sistema de transmissão mais robusto e evitará sobrecargas na subestação Bateias, que atualmente é a principal fonte de atendimento ao anel de 138 mil volts na área norte da RMC.

“Concentramos esforços em grandes obras que possam suprir o aumento da demanda por energia nos próximos anos e, nesse sentido, a região Norte da Capital é prioritária devido à forte presença da indústria de cimento e mineração”, disse Lamy.

Ele explica que a obra que está sendo inaugurada compõe o investimento de 70 milhões de reais na subestação Curitiba Norte e na linha de transmissão Curitiba Norte - Bateia. “Ela tem uma grande relevância social para a Região Metropolitana de Curitiba. Além de trazer uma significativa qualidade, confiabilidade no fornecimento de energia elétrica, traz também uma grande possibilidade de expansão para a indústria nesta região, em especial da indústria cimenteira”.

A subestação Curitiba Norte fica no município de Almirante Tamandaré e será conectada também às subestações Pilarzinho e Cia. de Cimento Portland Rio Branco (Votorantim). A nova instalação vai injetar energia proveniente da rede básica no sistema de distribuição, usando dois transformadores com potência total de 300 MVA (Megavolt-ampère).