Coral com mil vozes em Pinhais 13/12/2012 - 10:48

Nos dias 13 e 14 de dezembro o Coral Música Viva irá apresentar a Cantata com Mil Vozes. O evento faz parte das comemorações do “Natal mais Iluminado” de Pinhais, e como no ano passado, o local escolhido é o Bosque Municipal do município, com início às 18h.

O Coral que é composto por alunos da rede municipal de ensino, conta com mil vozes e um professor regente por escola. São realizados ensaios semanais, e cada unidade de ensino define seu cronograma. A apresentação terá aproximadamente uma hora e dez minutos de duração, com um repertório de nove canções. A temática deste ano será “Celebrando Jesus”.

Histórico do Coral

O projeto Coral Música Viva, coordenado pela Secretaria Municipal de Educação foi implantado em Pinhais no ano de 1998, nas unidades de ensino da rede municipal. O projeto tem o objetivo de oferecer mais um recurso lúdico que auxilia no desenvolvimento educativo dom aluno. Abaixo algumas informações sobre o projeto:

- A escolha dos integrantes do Coral é feita mediante interesse do aluno, caso as vagas ofertadas sejam excedidas, são preenchidas fichas e realizado um sorteio. Podem participar do projeto crianças do Pré ao 5º ano. O ingresso para o Coral é feito mediante o preenchimento de uma ficha assinada pelos pais ou responsável.
- Os ensaios que acontecem semanalmente, têm uma hora de duração e dez minutos de técnicas de relaxamento e aquecimento vocal.
- Cada unidade de ensino tem um professor regente que fica responsável pelos ensaios. Preferencialmente são escolhidos professores da disciplina de artes, caso este não tenha disponibilidade outro professor assume a responsabilidade. Para que possa reger o coral, o educador passa por uma capacitação oferecida pela coordenação do projeto.
- Os objetivos do Projeto são: produzir encantamento; possibilitar descobertas; desenvolver as potencialidades através da música; contribuir para a formação de um ser integral; utilizar a música como instrumento para resolução de conflitos; perceber e utilizar-se da música como uma segunda linguagem; trabalhar a maior parte possível do universo musical; compreender os diferentes elementos básicos da música como: timbre, ritmo, tons.