Corrida das Nascentes do Iguaçu volta a integrar a Grande Curitiba 01/06/2017 - 14:10

A integração entre as cidades da Região Metropolitana de Curitiba é o objetivo da 13ª Corrida de Revezamento das Nascentes do Iguaçu, assim como da 7ª Volta Ciclística das Nascentes, eventos esportivos que vão percorrer municípios da Grande Curitiba em 30 de julho. No dia 30 de maio, a primeira reunião de organização dos eventos foi feita no Centro de Referência Qualidade de Vida e Movimento Professor Nelson Lopes Pereira, no bairro Guaíra
As provas serão realizadas pelo Provopar em parceria com as secretarias municipais do Urbanismo e Assuntos Metropolitanos e do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj). Elas reunirão cerca 500 atletas para as 12 categorias de ciclismo e até 1.200 atletas para as cinco categorias de corrida. A data das inscrições está sendo definida.
As disputas percorrem as nascentes do Rio Iguaçu e passam por oito municípios: Piraquara, Quatro Barras, Pinhais, Campina Grande do Sul, Bocaiúva do Sul, Colombo, Almirante Tamandaré e Campo Magro e termina em Curitiba.
Para o secretário municipal do Urbanismo e Assuntos Metropolitanos, Marcelo Ferraz César, a integração entre os municípios é vital para o evento. “A corrida vai além das fronteiras do município, nesse caso envolvendo todo o arco norte da Região Metropolitana, e é muito importante para a promoção da consciência ambiental e da saúde”, afirmou. Todos os municípios envolvidos vão participar com equipe para o desenvolvimento da prova, detalhes de segurança e atendimento ambulatorial.
O diretor de esporte da Smelj, Carlos Pijak, explicou que as provas podem ser feitas tanto por atletas amadores como os de alto rendimento. “A secretaria entrará com a coordenação da parte técnica da prova, aferição do percurso, em parcerias com as federações de atletismo e ciclismo do Paraná”, disse ele.
O tradicional evento já faz parte do calendário paranaense e a evolução de sua execução é um dos objetivos da Provopar, segundo o coordenador de eventos Emanoel Caldeira. “Visamos melhorar o que é oferecido aos atletas e promover a causa ambiental”, completou. Ao fazer as inscrições, os participantes recebem um kit, com camiseta e lembranças da corrida, além do almoço, que é celebrado ao fim da prova no Bosque São Cristóvão, em Santa Felicidade.
Também participaram da reunião representantes da Polícia Militar, da Guarda Municipal de Curitiba, das polícias rodoviárias Federal e Estadual, da Setran, da Federação Paranaense de Ciclismo e dos municípios de Quatro Barras, Piraquara, Colombo e Campo Magro.
Pró-Metrópole
O Pró-Metrópole é uma ferramenta de governança que visa promover a integração entre Curitiba e os municípios da Região Metropolitana e um dos seus grupos de trabalho foca na proteção das nascentes e do abastecimento da água na Grande Curitiba.
Presidido pelo prefeito de Curitiba, Rafael Greca, e tendo na vice-presidência o diretor e vice-presidente da Fiep, Hélio Bampi, o programa se completa com a representação da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec), da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Sebrae/PR), da Federação do Comércio (Fecomércio) e da Federação das Associações Comerciais e Industriais do Paraná (Faciap).