Criado Comitê de Segurança do Transporte Coletivo Metropolitano
24/07/2017 - 19:10

Para discutir e acompanhar ações de segurança no transporte coletivo, foi criado um Comitê Permanente de Segurança do Transporte Coletivo Metropolitano, durante a reunião realizada hoje (24) pela Comec (Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba). O evento contou com a participação de representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Curitiba e Região Metropolitana (Sindimoc), Sindicato das Empresas de Transporte Urbano e Metropolitano de Curitiba e Região Metropolitana (Setransp), Secretaria Municipal de Defesa Social de Curitiba e Associação Metrocard. Todas estas entidades participarão do comitê.

“O governador Beto Richa nos pediu empenho para tratar sobre a segurança no transporte coletivo”, disse o diretor-presidente da Comec, Omar Akel, ao explicar que a reunião emergencial foi realizada em função do assassinato do motorista de ônibus da linha N74-Curitiba/Eugênia Maria até Jardim Paulista, que ocorreu no último sábado. A primeira reunião do Comitê já foi agendada para a próxima semana, quando serão discutidas as sugestões apresentadas pelos integrantes durante a reunião.

Foi decidido que serão ministrados cursos de capacitação com motoristas e cobradores das empresas, a exemplo do que já foi realizado pela Polícia Militar em Colombo no ano passado. Este treinamento visa instruir os trabalhadores a não reagir em casos de violência bem como o procedimento a ser adotado. Já na semana que vem deverá ser discutido o calendário para a realização das palestras.

Outra medida é incentivar a realização dos boletins de ocorrência (BO). A Comec já tinha se programado para iniciar uma campanha de comunicação para conscientizar a população sobre a necessidade de fazer o registro do boletim de ocorrência (BO), pois somente assim poderá ser feito o trabalho de inteligência nas áreas onde há maior ocorrência de roubos. Os cartazes, já impressos, deverão ser afixados no início do mês de agosto nos ônibus e terminais metropolitanos.

Outro assunto a ser discutido pelo Comitê é um estudo de viabilidade para instalação de equipamento de monitoramento no interior dos veículos do transporte coletivo metropolitano.

“A Comec entende que somente com o comprometimento de todos, com ações de prevenção e com estratégias dos diferentes seguimentos da sociedade, pode-se aprimorar a segurança no transporte”, diz Akel ao explicar que assim poderá ser dada uma efetiva resposta ao problema da violência e da criminalidade no transporte.

GALERIA DE IMAGENS