Cultivo do morango é alternativa de renda para produtores de Mandirituba 22/03/2016 - 15:47

O cultivo de morango vem se tornando uma alternativa de renda para as famílias de Mandirituba que tinham a avicultura como a única cultura da propriedade. Com o fechamento do principal abatedouro de frango do município, a prefeitura juntamente com a Emater buscou uma nova alternativa para a agricultura familiar.

A cultura do morango em Mandirituba, até há alguns anos restrito às regiões mais frias, tem se revelado alternativa viável para as famílias de pequenos produtores rurais. Com a introdução de variedades adaptadas aos diversos tipos de clima, o fruto tem bom desempenho segundo o técnico da Emater do município, Silvio Galvan.

Galvan conta que hoje já são mais de 20 produtores do município que aceitaram o projeto e estão cultivando o morando, e a previsão para este ano é que mais 15 famílias ingressem para a fruticultura. “O morango tem sido bem rentável para a agricultura familiar. Estamos aproveitando o investimento que foi feito nas granjas, adequando a estrutura para transformá-las em uma estufa para o cultivo da fruta”, contou o técnico.

Na comunidade de Espigão das Antas, o produtor Antônio Wonsovicz cultiva a fruta a aproximadamente sete meses e está bastante animado com a atividade. “O morango tem boa produção e a venda está sendo gratificante, sem falar que aproveitamos a estrutura da granja que estava parada”, contou o produtor.

O prefeito Onildo Gelatti, explica que alternativas como essas são fundamentais para a valorização da agricultura familiar. Segundo ele, a parceria entre a secretaria municipal de Agricultura e a Emater, tem garantido para as famílias que queiram cultivar o morango, capacitação, assistência técnica e se for necessário a viabilização da terraplanagem para adequar a estrutura.