Curitiba e RMC discutem desenvolvimento integrado 15/09/2011 - 16:20

A Prefeitura de Curitiba, municípios metropolitanos e governo do Estado criaram um fórum permanente de debates para viabilizar em conjunto programas e projetos de desenvolvimento da região nas áreas de comércio e indústria. O grupo fez a primeira reunião no dia 14 de setembro, na Secretaria Municipal de Assuntos Metropolitanos.

"A proposta é discutir ações de interesse comum dos municípios, avaliar o potencial econômico da região e também prestar toda assessoria técnica necessária às prefeituras na implantação de projetos de desenvolvimento", disse o secretário municipal de Assuntos Metropolitanos, Horácio Monteschio. "É uma forma de promovermos a integração regional", acrescentou.

"Nosso primeiro encontro foi muito proveitoso e já deu resultado", disse Horácio Monteschio. Segundo o secretário, a Prefeitura de Piraquara esclareceu dúvidas sobre o licenciamento ambiental exigido para instalação de uma empresa de logística no município.

Participaram do encontro técnicos das secretarias estaduais da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, da Fazenda e do Meio Ambiente e Recursos Hídricos; da Agência de Fomento do Paraná; da Sanepar; do Instituto Ambiental do Paraná (IAP); da Copel, e o presidente da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), Rui Hara.

Participaram também o presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento, Gilberto Camargo, o presidente da Assomec e prefeito de Colombo, J. Camargo, o prefeito de Fazenda Rio Grande, Francisco Luiz dos Santos, e representantes das prefeituras de Piraquara e Fazenda Rio Grande.