Curitiba ganha nova unidade de saúde financiada pelo Estado 30/01/2015 - 15:52

Com R$ 1,1 milhão em investimentos do Governo do Estado, foi inaugurada no dia 30 de janeiro a nova Unidade da Saúde da Família da Vila Sabará, na Cidade Industrial de Curitiba. O novo serviço será referência para o atendimento básico de saúde de mais de 16 mil pessoas que vivem na região.

A obra da Vila Sabará faz parte do programa Apsus, do governo estadual, que está construindo, reformando e ampliando 460 unidades de saúde em todo o Paraná. Para os próximos quatro anos, mais 600 unidades vão receber recursos do Estado para obras.

De acordo com o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, o investimento demonstra o compromisso do governador Beto Richa com a saúde da população da capital paranaense. “Desde 2011, já são R$ 61 milhões em recursos estaduais garantidos para a melhoria da rede pública de saúde de Curitiba. Além desta unidade, estamos financiando ainda outras quatro construções a fim de levar atendimento de qualidade para mais próximo dos cidadãos”, destacou.

A unidade Sabará tem 510 m² e conta com moderna estrutura planejada para garantir mais conforto aos usuários. Além da obra, o Estado também repassou uma série de equipamentos e itens de mobiliário necessários para o início das atividades do serviço. Em contrapartida, a Prefeitura de Curitiba será responsável pela manutenção da equipe de profissionais e outros gastos de custeio.

EXPECTATIVA - A costureira Conceição da Silva Assunção mora em frente à nova unidade e afirma que a abertura do serviço era bastante aguardada pela população. “Acompanhei de perto a obra e realmente é um prédio bastante bonito, maior que a unidade antiga. Agora esperamos que o atendimento também seja ampliado, com mais profissionais e medicamentos”, disse.

O prédio antigo ficava há uma quadra das novas instalações da Unidade de Saúde da Família de Sabará. O espaço era bem menor que o atual e já não comportava a demanda diária de atendimentos. Segundo o líder comunitário da região, Zezinho do Sabará, a população do bairro praticamente dobrou nos últimos dez anos. “Muita gente veio morar aqui, principalmente por conta das realocações de pessoas que viviam em áreas de risco. Por isso, era essencial que a estrutura de saúde também acompanhasse esse crescimento”, comentou.

PARCERIA - Durante a solenidade, o secretário de saúde de Curitiba, Adriano Massuda, afirmou que a obra da USF Sabará é simbólica, pois é fruto da união de esforços do Governo do Estado, da Prefeitura e do Ministério da Saúde. “Vamos trabalhar para manter essa parceria. Em março, vamos inaugurar outra unidade que contou com esse mesmo tipo de financiamento”, disse.

Outras novas unidades de saúde de Curitiba que têm investimentos do Governo do Estado são: USF Coqueiros (R$ 890 mil), no Sítio Cercado; USF Campo Alegre (R$ 1,2 milhão), no CIC; USF Jardim Aliança (R$ 1,5 milhão), no Santa Cândida; e USF Xaxim (R$ 1,2 milhão).