Curitiba mantém menor taxa de desemprego do País há quase 2 anos 29/08/2012 - 15:34

Nos últimos dois anos, Curitiba registrou por 23 meses a menor taxa de desemprego entre as capitais brasileiras, segundo dados do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes).

Curitiba voltou ao topo do ranking de menor taxa de desemprego entre as capitais já no mês passado, quando a taxa ficou em 3,8%, abaixo do índice registrado em junho, de 4,1%.

“As feiras de emprego têm um papel importantíssimo sobre esses dados. Além do bom desenvolvimento econômico de Curitiba, as feiras exercem um papel decisivo para sermos há quase dois anos a capital brasileira com menor taxa de desemprego”, afirma Paulo Bracarense, secretário municipal do Trabalho e Emprego.

A pesquisa do Ipardes é realizada com a mesma metodologia e no mesmo período que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) faz em algumas capitais brasileiras.

Curitiba ficou com taxa menor que Belo Horizonte (4,4%), que possui o mesmo porte que a capital paranaense e índices bem melhores que São Paulo (5,7%) e Recife (6,5%).

Feiras – Desde 2009, mais de 35 mil trabalhadores foram contratados através das feiras de serviço realizadas pela Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego. No ano passado foram 8.121 trabalhadores efetivados e nos seis primeiros meses de 2012, os empregos oferecidos através das feiras de serviços já foram efetivados 9.787 trabalhadores.

A secretaria realiza feiras do emprego e qualificação profissional, de capacitação profissional, primeiro emprego e a feira do emprego temporário que será realizada nos dias 28 e 29 de setembro, na Praça Rui Barbosa.

Curitiba está com a economia aquecida e vamos reforçar ainda mais este processo com a oferta de 5 mil vagas na feira do trabalho temporário”, afirma o secretário municipal do Trabalho e Emprego, Paulo Bracarense. Segundo dados da SMTE, no ano passado, 40% dos trabalhadores temporários foram efetivados em Curitiba. Nas outras capitais, o número de efetivação fica em torno de 30%.