Curitiba recebe prêmio da ONU pela proteção a mulheres e crianças 31/10/2012 - 11:11

As ações da Rede de Proteção, o sistema de monitoramento do risco de violência e negligência entre gestantes e crianças menores de um ano da Prefeitura. O prêmio foi entregue à secretária municipal da Saúde, Eliane Chomatas, que representou o prefeito Luciano Ducci em solenidade em Cali, na Colômbia.

O prêmio foi concedido pelo Cifal e pela Unitar, órgãos das Nações Unidas voltados ao desenvolvimento sócio-econômico do continente por meio das lideranças governamentais e da sociedade civil aos responsáveis.

O Americas Award reconhece o esforço da administração municipal para a redução da mortalidade infantil – um dos oito objetivos de desenvolvimento do milênio (ODM) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Rede - A partir da interface entre todos os serviços de saúde, educação e ação social, a Rede de Proteção notifica situações de risco para a violência envolvendo crianças, adolescentes e mulheres, oferecendo prevenção e suporte para as vítimas. Em 2011 foram 5.371 casos notificados, sendo 4.684 referentes a moradores de Curitiba.

Acompanhamento feito pelo programa mostrou que os menores de um ano – inclusive na fase intra-uterina – estão entre as maiores vítimas da violência. Foram 553 casos entre bebês com um ano incompleto e 188 antes mesmo do nascimento. O não comparecimento da gestante ao acompanhamento de saúde pré-natal está entre as causas da violência fetal.

A violência intrafamiliar – principalmente ocasionada pelos parentes mais próximos – lidera entre os diversos tipos de violência, com 81,8% das notificações. A negligência é o tipo mais comum (67,9%), seguido pela violência física, sexual, psicológica e abandono.