Curitiba será integrada ao sistema Empresa Fácil Paraná 24/04/2018 - 15:47

O presidente da Junta Comercial do Paraná (Jucepar), Ardisson Akel, participou no dia 23 de abril de uma reunião com representantes da Prefeitura de Curitiba e empresários da cidade. O objetivo foi discutir a entrada da Capital na segunda fase de integração ao sistema Empresa Fácil Paraná, da Jucepar. Atualmente, através do sistema, quem deseja abrir uma empresa no município, já pode fazer a Consulta Prévia de Viabilidade e a ideia é que, em breve, o alvará e o CNPJ também sejam liberados pela plataforma da Jucepar.
O encontro teve como objetivo atualizar empresários e representantes das entidades contábeis sobre o andamento do processo de integração dos sistemas dos órgãos de regulação e licenciamento da Prefeitura, Jucepar e Receita Federal, além de responder dúvidas sobre os trâmites.
Atualmente, 212 prefeituras do Paraná estão integradas ao sistema Empresa Fácil Paraná, que também reúne órgãos como o Corpo de Bombeiros, Receita Federal, Receita Estadual, Meio Ambiente e Vigilância Sanitária.
“O caso de Curitiba é mais complexo, pois além de representar boa parte dos processos de registros empresariais do Estado, o município tem um sistema particular no qual todas as análises são realizadas pelos órgãos vinculados diretamente à Prefeitura”, explicou Akel.
Segundo ele, o trabalho realizado em conjunto pela Junta e Prefeitura vai simplificar a vida do empresário de Curitiba, que poderá fazer a solicitação de abertura e também acompanhar todo o processo pela internet através do portal Empresa Fácil Paraná. Hoje, é necessário que a pessoa vá até a prefeitura para dar andamento aos processos.
Para o secretário municipal de Urbanismo, Julio Mazza de Souza, o trabalho agora é adequar os sistemas envolvidos. “Estamos trabalhando com as equipes de tecnologia da informação de todos os órgãos envolvidos em reuniões diárias para garantir uma transição sem maiores problemas”, destacou.
Souza lembrou que a Secretaria de Urbanismo de Curitiba tem núcleo em todas as regionais da cidade que podem auxiliar na resolução de dúvidas sobre a abertura de empresas na Capital. Os endereços estão disponíveis no site http://www.curitiba.pr.gov.br.

ABERTURA DE EMPRESAS - Mesmo com o trabalho de integração entre os sistemas em andamento, dados da Jucepar apontam que Curitiba registrou no primeiro trimestre de 2018 a abertura de 2.732 novas empresas - 7% desses novos negócios foram do setor de bares e restaurantes. Em todo o Paraná, 10.710 novas empresas foram abertas nos três primeiros meses do ano.
DESBUROCRATIZAÇÃO - A governadora Cida Borghetti assinou no dia 23 de abril um decreto que prevê uma série de medidas para simplificar o atendimento ao cidadão que precise de algum serviço do Estado, como é o caso do sistema da Jucepar, Empresa Fácil Paraná.
De acordo com o decreto assinado, por exemplo, será possível agora fazer a consulta online de certidões expedidas pelas repartições estaduais e não haverá necessidade de reconhecimento de firma e cópias autenticadas dos documentos entregues ao governo, salvo se houver exigência legal.