Detran fala sobre educação para o trânsito, em Colombo 05/03/2015 - 16:00

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran), por meio da Coordenadoria de Educação para o Trânsito, realizou no dia 05 de março uma palestra para cerca de 100 coordenadores e orientadores pedagógicos da rede municipal de educação de Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba. O objetivo foi dar continuidade e estender o Projeto Detran na Escola, que vai atender 20 mil alunos até o final de 2015, às outras séries do Ensino Fundamental.

O encontro serve para sensibilizar e conscientizar sobre a importância de trabalhar o tema trânsito em sala de aula. O Detran apresenta as cartilhas educativas usadas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. As cartilhas orientam sobre formas de utilizar os materiais educativos como um recurso pedagógico, permitindo, assim, que os professores trabalhem o tema trânsito de forma interdisciplinar e transversal.

"Fundamentar a educação de trânsito em valores é um desafio, um compromisso a ser assumido por todos os profissionais da área, em parceria com os professores da rede municipal de educação”, ressalta Noedy Bertazzi, chefe da Divisão de Programas Educativos do Departamento.

CIDADES: A palestra educativa é realizada presencialmente nas cidades da Região Metropolitana de Curitiba onde o trânsito não é municipalizado. No interior do Estado, a apresentação do material vai ocorrer nas Ciretrans que possuem as telessalas, na próxima semana, através do sistema de Ensino Sem Distância da autarquia.

PROJETO: Ao todo, 167 municípios serão beneficiados com o Projeto Detran na Escola neste primeiro semestre de 2015. A iniciativa prevê que alunos e professores do 5º ano do Ensino Fundamental de escolas municipais, recebam do Detran materiais desenvolvidos pela coordenadoria de Educação para o Trânsito, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação.

O material é interdisciplinar e deve ser usado em sala de aula conforme o plano de ensino da instituição. Em 2014, o projeto chegou a 134 municípios e 34.669 alunos.