Dia do Desafio à Alfabetização em Quatro Barras 11/07/2012 - 14:44

Lançado para estimular o acesso à escrita e à leitura, o Dia do Desafio à Alfabetização, realizado em Quatro Barras em parceria com o Núcleo Regional de Educação da Área Metropolitana Norte, buscou mobilizar alunos e identificar nas regiões de entorno jovens, adultos e idosos que ainda não tiveram acesso ao ensino.

A mobilização ocorreu no final de junho nas escolas municipais e colégios estaduais, onde foi trabalhado o tema “Superação do Analfabetismo no Estado do Paraná”, sensibilizando vários agentes da sociedade para identificar e também levar o acesso à escrita e à leitura a focos esparsos da população que se enquadram no Programa de Educação de Jovens e Adultos, o EJA.

Em Quatro Barras, a Escola Municipal Devanira Ferreira Alves foi uma das agentes deste processo, demonstrando aos alunos a importância da alfabetização e tornando-os multiplicadores. Para isso, foram confeccionados cartazes, painéis, poesias e outros trabalhos para apresentações na escola.

Segundo dados do IBGE, Quatro Barras apresenta uma das menores taxas de analfabetismo de toda a Região Metropolitana Norte. Dos 14 municípios que integram a região, a cidade está em terceiro lugar com a taxa de 4,75%, que se refere aos casos de analfabetismo na população com 15 anos ou mais.