Dos 18 municípios do PR livres do analfabetismo, 05 são da RMC 15/02/2012 - 11:16

Em 2011, dezoito municípios do Paraná foram erradicados do analfabetismo. Destes, cinco são da Região Metropolitana de Curitiba (RMC): Curitiba, Pinhais, Rio Negro, São José dos Pinhais e Araucária. O resultado é graças ao Programa Paraná Alfabetizado, que atende mais de 32 mil alfabetizandos. Ao todo, são 3.136 turmas de Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA) e 800 mil vagas ofertadas por todo o Estado.

De acordo com o Censo de 2010 (IBGE), nos últimos anos houve uma queda no índice de analfabetismo da população com mais de 15 anos. “Esse é um indicativo de avanços para a superação do analfabetismo no Paraná, mas ainda há muito a ser feito”, afirmou Maria Cristina Rigon, coordenadora da Educação de Jovens e Adultos.

Cristina explicou que a SEED realiza várias ações para atender àqueles que não tiveram acesso à educação escolar em idade regular, entre elas a integração entre o Programa Paraná Alfabetizado e a EJA – Fase 1, de responsabilidade dos municípios. A proposta é garantir a continuidade da escolarização aos egressos do programa. Existem ainda parcerias com outras secretarias estaduais, prefeituras, empresas estatais, de economia mista ou privadas, associações, ONGs, sindicatos e igrejas para promover, divulgar, fomentar, auxiliar e formar turmas de EJA.

Para subsidiar o trabalho de alfabetização nessa modalidade, foram encaminhados aos 32 Núcleos Regionais de Educação material didático e de apoio pedagógico para alfabetizandos e alfabetizadores. Também foi realizado curso de 64 horas de formação continuada para alfabetizadores e coordenadores. Para o segundo semestre deste ano está previsto um Seminário de Alfabetização de Jovens, Adultos e Idosos.

No Paraná, os municípios considerados livres do analfabetismo são Curitiba, Maringá, Ponta Grossa, Pinhais, Rio Negro, São José dos Pinhais, Araucária, Paranaguá, São Mateus do Sul, Paulo Frontin, Quatro Pontes, Entre Rios do Oeste, Maripá, Pato Bragado, Marechal Cândido Rondon, Bom Sucesso do Iguaçu, Nova Santa Bárbara e Mallet. A certificação ocorre quando 96% ou mais de população com 15 anos ou mais é alfabetizada.