Doutor Ulysses, Cerro Azul e Tunas do Paraná recebem visita da Comec 26/05/2019 - 20:30

foto da reuniao em doutor ulysses

O presidente da Comec Gilson Santos, acompanhado de uma equipe de diretores e técnicos, visitou os municípios de Tunas do Paraná, Cerro Azul e Doutor Ulysses, onde encontrou-se com prefeitos, vereadores, secretários e lideranças locais, para debater ideias e projetos que possam potencializar o desenvolvimento da região.

Devido a proximidade, os três municípios, integrantes do Vale do Ribeira, possuem realidades muito semelhantes, mas que, apesar da proximidade com a capital, são bem diferentes dos demais municípios do Estado. Em 2010, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), ranqueou os municípios do Paraná de acordo com o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal, colocando Doutor Ulysses e Cerro Azul como o último e penúltimo lugar, respectivamente, dentre todos os municípios do Paraná. Tunas também não fica distante desta triste realidade, dos 399 municípios listados, ela aparece na posição 390. Para o presidente da Comec Gilson Santos, “realidades tão tristes e ao mesmo tempo tão próximas, exigem de nós uma atenção especial. Espero que nossa visita seja o início de uma grande transformação nestas três cidades tão carentes de ajuda”.

Em Tunas do Paraná, a comitiva esteve reunida com o prefeito Joel do Rocio e o secretário de governo Eber Paim, onde puderam conhecer um pouco mais das necessidades da região. Apesar das dificuldades, Tunas tem se destacado na educação. Metade das creches e escolas do municípios são em período integral, e o objetivo é que no futuro, 100% da educação até o nono ano seja integral. “vimos na educação a única maneira de tirar nossas crianças das ruas, garantir uma alimentação saudável e, claro, mudar a triste realidade destas crianças. Nosso município é carente, mas este está sendo nosso maior esforço no momento”, destacou o prefeito.

Foto com o prefeito de Tunas do Parana

Já em Cerro Azul, o encontro deu-se com o prefeito Patrick Magari e o presidente da Câmara de Vereadores Jonas da Farmácia. O prefeito agradeceu a visita da Comec ao município, o que considerou inédita e muito importante para a região. “Posso estar enganado, mas não lembro de uma visita da Comec em nosso município. Talvez essa seja a primeira. O que nos traz muita alegria, esperança e confiança nesta gestão. Nós só temos a agradecer”, destacou o prefeito.

Foto da comitiva em uma plantação de Ponkan em Cerro Azul

De Cerro Azul, a comitiva, acompanhada do prefeito Patrick e do vereador Jonas, seguiu para Doutor Ulysses, onde esteve reunida com o prefeito Moiseis Branco da Silva, o Controlador Interno João Paulo e os vereadores Lucas e Pedro Martins. Durante a reunião, os prefeitos destacaram as dificuldades enfrentadas pelos municípios, principalmente na questão do acesso.

A economia dos três municípios é fortemente baseada na agropecuária e na extração de madeira, o que causa um alto trafego de caminhões pesados pela região. Porém, o trecho entre Tunas do Paraná até Doutor Ulysses, passando por Cerro Azul, pelas rodovias PR-092 e PR-340, é em sua maioria feito em estrada de chão, o que dificulta o acesso de caminhões, além, é claro, de moradores e visitantes. Segundo relatos de lideranças locais, “diversas empresas deixaram de se instalar na região devido a dificuldade do acesso e outras que tínhamos no município fecharam as portas”, referindo-se ao caso de uma madeireira que, em 2006, deixou o município, demitindo cerca de 150 trabalhadores.

O trecho de aproximadamente 80km leva cerca de 4h para ser feito devido as dificuldades da estrada. Os três prefeitos acreditam que a pavimentação das rodovias facilitará o acesso, atraindo indústrias para a região e fazendo renascer a economia local.

O presidente da Comec manifestou apoio ao projeto e incentivou a busca por iniciativas alternativas como por exemplo o turismo: “como gestores, temos que pensar em todas as possibilidades que possam trazer melhorias para a região. E isso vai desde grande projetos, como a pavimentação deste trecho, mas também por formas alternativas de renda como eventos e turismo. Cerro Azul, por exemplo, é famosa pelas festas da Laranja e da Ponkan, dois eventos que atraem grande público e fomentam a economia da região. Queremos incentivar ainda mais este tipo de evento, e outros como as ciclo-rotas e o turismo rural, dois nichos que vem crescendo muito e trazendo bons resultados principalmente para pequenos municípios”, destacou.

Foto em ulysses

Foto: Maurílio Cheli