Em Campo Largo, Richa inaugura o maior ambulatório de especialidades do PR 08/08/2016 - 11:21

O governador Beto Richa participou no dia 06 de agosto da inauguração do maior centro ambulatorial de especialidades do Paraná, pertencente ao Hospital do Rocio, de Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba. O hospital é particular, mas 90% do seu atendimento é gratuito, feito pela rede pública de saúde. Assim, o novo ambulatório também vai ofertar consultas e exames exclusivas pelo SUS. O evento contou com a presença do ministro da Saúde, Ricardo Barros, e da diretora-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Margaret Chan.

“Uma importante unidade que será fundamental para reduzir as filas por cirurgias especializadas no Paraná. O Governo do Paraná tem dado todo o apoio para instalação e ampliação do hospital do Rocio, que é uma referência de gestão e atendimento para todo o Estado”, disse Richa. Ele destacou que o hospital oferece 300 leitos para atendimento do SUS.

O governador afirmou que a abertura deste novo serviço representa um marco para a área de especialidades do Paraná, pois ajudará a reduzir a fila de espera por consultas especializadas.

Richa destacou o suporte dado pelo Estado para hospitais públicos e filantrópicos, principalmente, para o custeio com o programa HospSus. “Fizemos investimentos vigorosos nessas unidades. Esse apoio tem sido fundamental para garantirmos um atendimento médico mais adequado e humano”, afirmou. Ele lembrou ainda a compra de 700 ambulâncias no Estado.

O governador disse que muitos municípios e hospitais passam por dificuldades financeiras devido, principalmente, à falta de atualização das tabelas do SUS. “Com isso, o governo estadual tem que fortalecer as parcerias e cobrir essa lacuna”, afirmou. Ele citou como exemplo o repasse de medicamentos e de R$ 4,5 milhões para custeio do Hospital de Clínicas de Curitiba.

O ministro Ricardo Barros disse que o ambulatório será uma referência para o Brasil. “Estamos percorrendo o país para buscar boas práticas para servirem para o restante do Brasil. O hospital do Rocio é um exemplo de excelente gestão, eficiência e qualidade de atendimento, além de estrutura”, afirmou. O ministro destacou a boa relação com o governo estadual e os investimentos realizados pelo Paraná em saúde. “O Estado tem investido acima do valor definido em saúde”, afirmou.

A diretora-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Margaret Chan, elogiou o ambulatório e disse que a unidade é um exemplo de como o poder público e privado podem cooperar no atendimento à população. Ela elogiou ainda o SUS. “Trabalho há 9 anos na OMS e tenho acompanhado a evolução do SUS no Brasil. O modelo é sem dúvida referência e que muitos países gostariam de ter. Uns até se espelham nele para elaborar seus planos”, afirmou.

CINCO VEZES - A previsão é realizar mil atendimentos por dia, de pacientes da região e, também, do interior do Estado. Serão quase 20 mil atendimentos mensais. Isso significa em quatro e até cinco vezes mais, em relação ao número de atendimentos que eram realizados quando o serviço ambulatorial funcionava na antiga sede do hospital. Tinha até então 12 consultórios e uma média de quatro mil atendimentos por mês.

Com sete mil metros quadrados, o novo prédio terá 53 consultórios, sala cirúrgica, para procedimentos ambulatoriais, setor de imagem com equipamentos de última geração, leitos de observação para pacientes em maca.

O diretor-geral Luiz Ernesto Wendler agradeceu o apoio dos governos estadual, municipal e federal e disse que sem o suporte a obra não seria possível. “Essa obra deu certo, também, porque temos um governo estadual sério que honra os compromisso”, afirmou.

Ele disse que o novo ambulatório será 100% para atendimento de pacientes do SUS. “Com isso, vamos reduzir a fila de espera para consultas especializadas. Vamos atender pessoas de todos os municípios paranaenses”, afirmou. Wendler, que disse ainda que a unidade terá capacidade para atender diariamente até mil pacientes.

O novo prédio foi inteiramente pensado para humanizar o atendimento e oferecer o maior conforto possível ao paciente. Haverá duas recepções para separar os pacientes acamados dos demais usuários. A entrada das ambulâncias também será adaptada, para dar mais segurança a todos.

Os consultórios de ortopedia e neurologia ficarão no andar térreo, para facilitar a acessibilidade dos pacientes com dificuldade de locomoção. O segundo andar ficará para o atendimento em cardiologia, urologia, ginecologia, oncologia, vascular, cirurgia geral, entre outras especialidades médicas.

O secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto, disse que a unidade será uma referência regional e contribuirá para reduzir as filas por cirurgias. “É muito importante que unidades como essa sejam construídas para aliviar as unidades públicas e filantrópicas. O Estado é parceiro e dará todo o apoio necessário para funcionamento do ambulatório”, afirmou. Ele sugeriu aos diretores um atendimento prioritário para idosos, gestantes, diabéticos e hipertensos. “São setores prioritários para o governo estadual”, afirmou.

HOSPITAL - Inaugurado há dois anos, o Hospital do Rocio conta com 500 leitos de enfermaria e 304 de UTI em funcionamento. Parte desta estrutura é custeada com recursos do Governo do Estado, visto que o Ministério da Saúde ainda não credenciou todos os leitos à rede pública de saúde.

Estavam presentes no evento a secretária de Estado da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa; a vice-governadora Cida Borghetti; o deputado federal Luciano Ducci e os deputados estaduais Alexandre Guimarães e Luiz Claudio Romanelli.