Em Piraquara, famílias de baixa renda aprendem a organizar orçamento 03/12/2014 - 11:33

Organizar o orçamento doméstico, reduzir despesas, pagar dívidas e aprender a poupar. Estes foram os temas abordados em uma palestra que em Piraquara, Região Metropolitana de Curitiba, destinada às famílias incluídas no Programa Família Paranaense e a famílias de baixa renda do município. O evento foi promovido pela Secretaria da Família e Desenvolvimento Social, com a participação de voluntários do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná.

Com o tema "Educação Financeira - Orçamento Familiar", a palestra abordou temas como consumismo, consumo responsável e a importância de economizar. O público também recebeu orientações para controlar o orçamento familiar através do preenchimento de uma planilha financeira. Para incentivar o hábito de poupar, cada participante também foi presenteado com um cofrinho contendo uma moeda de um real.

“Essa união de propósitos entre Estado, municípios e instituições é essencial para avançarmos na redução da pobreza no Paraná. Só assim garantimos uma vida melhor para as famílias paranaenses”, afirmou a secretária da Família e Desenvolvimento Social, Letícia Raymundo.

Para a coordenadora do Programa Família Paranaense, Alzenir Santos, atividades como esta são importantes para promover o protagonismo das famílias. “Quando elas aprendem a administrar sua renda, fica mais fácil entenderem que também podem se emancipar e superar sua condição de vulnerabilidade social”, explicou.

PARCERIA - Este foi o primeiro evento realizado após a assinatura do termo de cooperação técnica entre a Secretaria da Família e o Conselho Regional de Contabilidade do Paraná, em julho de 2014. O projeto prevê palestras educativas, ministradas pelos voluntários do Programa do Voluntariado da Classe Contábil, com o objetivo de conscientizar as famílias sobre a importância de planejar o orçamento, administrar o dinheiro e evitar dívidas.

APRENDIZADO - O coordenador da Comissão Estadual do Projeto de Voluntariado da Classe Contábil, que ministrou a palestra, Maurício Cândido, explica que falar em dinheiro não é fácil, por isso foi preciso adaptar a linguagem técnica. “Explicamos de modo simples como as famílias podem sair de dívidas e realizar sonhos, organizando o orçamento familiar. Não importa quanto é a renda, o importante é saber como administrar”, destacou.

Para atuar junto às famílias em situação de vulnerabilidade, os voluntários do PVCC participaram de um treinamento específico e utilizam a cartilha “Orçamento Familiar – Finanças Organizadas, Sonhos Realizados”, produzida pelo CRC- PR e distribuída gratuitamente. Em linguagem didática, o texto fala sobre as causas do descontrole do orçamento pessoal e familiar e apresenta sugestões para o equilíbrio das contas.

“Viajei de Maringá até Piraquara exclusivamente para a palestra e fiquei surpreso com o que encontrei. Foi muito gratificante ver os olhos das pessoas brilhando a cada explicação. É muito bom ver o nosso Estado se preocupando com as pessoas vulneráveis”, elogiou Cândido.