Em Piraquara, governador inaugura residencial para 341 família 16/09/2015 - 14:34

Em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba, mais 341 famílias receberam a chave da casa própria, nesta segunda-feira (14). O governador Beto Richa fez a entrega do novo residencial Vista da Serra, em solenidade com o presidente da Cohapar, Abelardo Lupion; a presidente da Caixa Econômica Federal, Míriam Belchior, e o prefeito Marcus Tesserolli.

“Cada vez que entregamos moradias populares, testemunhamos a grande importância da conquista para essas famílias. Uma casa onde podem viver com mais dignidade”, afirmou o governador. “É por essa razão, que o Governo do Estado dá tanta importância para investimentos em habitação. Hoje vivemos a maior revolução habitacional da história do Paraná, que beneficia os 399 municípios do Estado”, ressaltou Richa.

ENERGIA E SANEAMENTO - O investimento em Piraquara foi de R$ 22,8 milhões, feito em parceria pelo Governo Estadual, a Caixa Econômica Federal e a prefeitura, dentro do programa Minha Casa Minha Vida. As famílias beneficiadas possuem renda de até três salários mínimos. A contrapartida do governo estadual foi de R$ 1 milhão, além da energia elétrica, instalada pela Copel, e do saneamento, pela Sanepar.

A presidente da Caixa Econômica Federal lembrou que, também nesta segunda-feira, foram entregues outras 200 residências a famílias de Ponta Grossa, nos Campos Gerais. “É uma parceria muito importante do Governo Federal com o Governo do Estado e a prefeitura. Hoje estamos trazendo a felicidade para 541 famílias paranaenses”, afirmou.

“São famílias que vem de áreas de risco ou gastam de R$ 400 a R$ 500 de aluguel e que agora vão pagar prestações de, no máximo, R$ 80”, explicou Miriam. “Certamente, isso significa uma melhora na vidadas pessoas, não só pela qualidade das casas, mas, também, porque vai sobrar dinheiro no fim do mês para outras necessidades”, disse ela.

Richa lembrou que as 341 famílias se somam às outras 1.155 atendidas no município com projetos habitacionais desenvolvidos desde 2011, sempre em parceria com a prefeitura e governo federal. Em Curitiba, Região Metropolitana e Litoral, são 13,4 mil famílias beneficiadas e R$ 654 milhões de investimentos, com recursos dos três níveis de governo.

PARCERIA – Para o prefeito Marcus Tesserolli, somente com o apoio dos governos estadual e federal o município consegue atender à demanda de moradia da população de Piraquara. “Se não tivéssemos a parceria com o governo estadual e com o governo federal, ficaria difícil atender às pessoas do nosso município, que enfrenta imensas dificuldades”, afirmou.

“Hoje realizamos o sonho de 341 famílias que viviam de aluguel ou em área de risco e que há muito tempo sonham com a casa própria”, declarou Tesserolli. “O trabalho em conjunto faz com que, a partir de hoje, essas famílias passem por uma mudança de vida”, completou.

O presidente da Cohapar, Abelardo Lupion, falou sobre a importância de investir em municípios como Piraquara, onde muitas famílias precisam da casa própria. “Piraquara é um dos municípios mais carentes do Estado, por isso desenvolvemos muitas obras aqui. Temos ainda muitos projetos para executar com as famílias de baixa renda daqui”, disse. “É uma vitória quando entregamos novas casas e conseguimos diminuir as necessidades dessas famílias”, destacou.

EM 50 ANOS, 288 MIL FAMÍLIAS BENEFICIADAS

Em seus 50 anos de existência, a Cohapar atendeu 288 mil famílias com 216 mil casas urbanas, 32 mil casas rurais e 40 mil regularizações fundiárias e titulações de imóveis.

Deste total, 100 mil famílias foram beneficiadas apenas nos últimos quatro anos e meio, com 58 mil casas urbanas, 13 mil casas rurais, 25 mil regularizações fundiárias e titulações e 1,3 mil reformas e ampliações de moradias.

Os projetos da atual gestão representam investimentos de R$ 3,5 bilhões para o setor da habitação popular nos 399 municípios paranaenses, desde 2011, entre recursos estaduais, federais e municipais.

A meta para até 2018 é beneficiar mais 110 mil famílias.

Além da Cohapar, participam Copel, Sanepar, Instituto Ambiental do Paraná (IAO), Instituto das Águas, Emater e diversas secretarias estaduais. O governo também mantém um diálogo contínuo com as prefeituras e os órgãos do governo federal envolvidos com o setor da habitação popular, em especial o Ministério das Cidades, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil.

NOVOS PROGRAMAS – Em 2015, a Cohapar lançou nove novos programas com o objetivo de ampliar as ações em todo o estado e dar mais autonomia financeira à empresa para poder reinvestir recursos nos projetos de habitação de interesse social. Entre os programas, estão a construção de moradias para servidores públicos, a comercialização de lotes urbanizados e a intensificação da regularização de lotes.