Encontro com 150 artesãos da RMC marca aniversário da Emater 22/05/2014 - 15:24

Um encontro com 150 artesãos que trabalham na área rural na Região Metropolitana de Curitiba (RMC) marcou os 58º anos de criação da Emater, comemorados no dia 21 de maio. Realizado na sede do Instituto em Curitiba, o encontro teve grande participação de mulheres e discutiu estratégias para fortalecer a atividade, que hoje é uma importante alternativa de geração de renda para as famílias que vivem em pequenas propriedades no campo.

Ao abrir o evento, o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, destacou a importância do trabalho feito pelos quase 200 artesãos atendidos pela Emater, nos 29 municípios da região de Curitiba. “É sem dúvida uma ação muito interessante que a gente está apoiando, com orientação para a produção, para a organização em associações, visando o acesso ao mercado, e até criando espaço para a participação na Feira Sabores do Paraná”, disse o secretário no evento, que teve a participação do presidente da Emater, Rubens Ernesto Niederheitmann; da coordenadora da unidade técnica do Programa Família Paranaense, Letícia Regina Hillen dos Reis, e do gerente regional da Emater, Sérgio Guarienti.

O presidente da Emater afirmou que o trabalho com os artesãos na Região de Curitiba é uma das prioridades do Instituto. “O produto desta ação, que é a geração de renda e a melhoria da qualidade de vida das pessoas envolvidas, atende pelo menos dois dos objetivos estratégicos da Emater, o de contribuir para a inclusão produtiva e social de famílias que vivem no campo e promover a dinamização das economias locais”, disse Niederheitmann.

Ele explicou que a ação deverá ser fortalecida nos próximos meses, com o ingresso de 400 profissionais que o Governo pretende contratar para reforçar o quadro de funcionários da Emater. “As inscrições para o Concurso já se encerram neste mês e as provas para a seleção dos novos extensionistas está marcada para agora 15 de junho”, explicou Rubens.

58 ANOS DE APOIO AO CAMPO - O secretário Norberto Ortigara falou sobre o aniversário de implantação do serviço de assistência técnica extensão rural. “Ainda jovem, filho de agricultores gaúchos, conheci de perto esse trabalho, que é um sacerdócio, porque é feito para que as famílias tenham um projeto de vida, para que possam superar dificuldades, sair do chão”, afirmou Ortigara. “Aprendendo a fazer melhor, com mais eficiência e tendo como resultado mais renda e uma vida mais digna”, disse ele.

O presidente do Instituto Emater fez um breve histórico da entidade. “No início, trabalhamos na estruturação do sistema cooperativista, na introdução do crédito rural como ferramenta para o agricultor investir em tecnologia e melhorar a sua produtividade e renda. Depois vieram os programas Paraná Rural, que enfrentou com eficiência o problema da erosão dos solos agrícolas; o Paraná 12 Meses que além de tratar das questões ambientais levou assistência para famílias de agricultores com mais baixa renda”, lembrou Niederheitmann.

Entre as atuais ações, ele destacou o programa Leite das Crianças, o apoio à agricultura familiar, a alimentação escolar, o programa de aquisição de alimentos, além do Pró-Rural, a habitação Rural. “Temos o programa de conservação de solos em microbacias, cuja iniciativa se traduz em importante benefício para as famílias atendidas, para o meio ambiente e a sociedade como um todo. Isso com a geração de renda, melhoria das condições vida de quem mora no campo, com a preservação dos recursos naturais e a garantia de oferta de alimentos com qualidade e segurança para toda a população”, disse Niederheitmann.

O serviço de extensão e assistência técnica foi instalada em 20 de maio de 1956, com o nome de Escritório Técnico de Agricultura. Depois mudou para Acarpa e, atualmente, Instituto Emater. Atualmente possui 1.200 servidores, incluindo profissionais técnicos de campo e administrativos, e está presente nos 399 municípios paranaenses.

Para realizar sua missão institucional, que é a de promover o desenvolvimento rural sustentável, o Instituto valoriza as parcerias com os demais órgãos que formam o Sistema Estadual de Agricultura, ligado à Secretária da Agricultura, com as prefeituras, com entidades de representação dos agricultores e trabalhadores rurais, demais secretarias de Estado e Governo Federal.