Encontro reúne prefeitos(as) eleitos da Região Metropolitana de Curitiba 01/12/2020 - 10:12

O presidente da Comec Gilson Santos realizou, na manhã desta terça-feira (01), uma reunião virtual com os novos prefeitos e prefeitas eleitos na Região Metropolitana de Curitiba. O encontro contou com a participação do Secretário de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas do Estado do Paraná João Carlos Ortega e teve como objetivo apresentar a autarquia aos futuros novos administradores municipais, assim como as atividades que estão sendo desenvolvidas pelo órgão em cada município.

“Esta é uma primeira conversa, principalmente, para que os novos futuros prefeitos possam conhecer melhor a Comec e contar com o apoio do Governo do Estado por meio desta autarquia”, destacou o presidente.

Dentre as atividades destacadas pelo presidente estão o apoio da Comec na elaboração e revisão dos Planos Diretores Municipais; a análise nos processos de Uso e ocupação do Solo; obras estruturantes como a PR-423, o Contorno Norte de Curitiba, a nova rodovia entre São José dos Pinhais e Mandirituba, a PR-510, entre outras; e a operação do Transporte Coletivo, que impacta diretamente 19 municípios da Região Metropolitana.

“São diversas ações em diferentes frentes, mas que buscam sempre o desenvolvimento de toda a Região Metropolitana de Curitiba de forma sustentável e integrada”, ressaltou Santos.

Para o Secretário de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas do Estado do Paraná João Carlos Ortega, “o alinhamento entre municípios e Governo do Estado, por meio da Sedu, suas vinculadas e demais secretarias é fundamental para garantir investimentos, repasse de recursos, obras e, consequentemente, levar desenvolvimento para os municípios. Contem com o Governo do Estado nesta parceria”.

A prefeita eleita de São José dos Pinhais Nina Singer destacou a importância deste alinhamento, “fiquei feliz em ver algumas ações do Governo do Estado no nosso município. Estamos à disposição para contribuir com estes projetos”.

Para a prefeita eleita de Rio Branco do Sul Karime Fayad, “os municípios enfrentam um grande desafio a partir do próximo ano principalmente no combate a pandemia e o alinhamento com o Governo do Estado será fundamental para vencermos essa doença e garantirmos o crescimento dos nossos municípios”.

O encontro contou com a participação das prefeitas eleitas de São José dos Pinhais Nina Singer e Rio Branco do Sul Karime Fayad e dos prefeitos de Fazenda Rio Grande Dr. Nassib, de Colombo Helder Lazarotto, da Lapa Diego Ribas, de Balsa Nova Marcos Zanetti, de Contenda Mostarda, de Piên Maicon Tiguera e de Tijucas do Sul Gringo.