Equipe vistoria rio Atuba para elaborar projeto de prevenção a enchentes 12/05/2011 - 16:49

A Prefeitura de Curitiba e o governo estadual estão preparando um estudo para executar obras de contenção de cheias e melhorias no rio Atuba. Em parceria com as prefeituras de Colombo, Pinhais e Almirante Tamandaré, equipes técnicas da Secretaria Municipal de Obras Públicas, Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec) e do Instituto das Águas estão vistoriando o rio para verificar a necessidade de ações emergências ao longo do rio.

“Esta é uma ação conjunta entre municípios e o governo estadual, que irá beneficiar mais de 130 mil moradores de oito bairros de Curitiba, por onde cruza a bacia do rio Atuba”, diz o prefeito Luciano Ducci. As vistorias, programadas pela Secretaria Municipal de Assuntos Metropolitanos, acabam na sexta-feira (13 de maio).

No trabalho de vistoria, as equipes estão vendo quais são os pontos mais críticos e onde é possível construir bacias de retenção de águas, que impeçam cheias em dias de chuvas fortes. Neste levantamento também estão sendo verificadas áreas onde há ocupação irregular para futuras ações habitacionais na região.

Este trabalho conjunto também será estendido aos municípios vizinhos ao rio Iguaçu. A meta é ter um plano de ação conjunta para executar obras que previnam enchentes no período de chuvas fortes, no verão. PMC