Equipes iniciam escavação de trincheira na Av. Jacob Macanhan, em Pinhais 24/05/2016 - 16:15


O Governo do Estado vai acabar com um dos mais perigosos cruzamentos rodoviários da Região Metropolitana de Curitiba. As equipes do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) iniciaram a escavação da nova trincheira no cruzamento da Avenida Jacob Macanhan com Rodovia João Lepoldo Jacomel, em Pinhais. A estimativa é que está obra será liberada ainda neste ano.

“Com o fim do cruzamento, o trânsito urbano ficará isolado do trânsito rodoviário, o que vai reduzir drasticamente as batidas, atropelamentos e mortes”, disse o secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho.

As equipes trabalham nas escavações para o rebaixamento da PR-415, que passará por baixo da trincheira. Ao longo do trecho 380 metros serão retirados cerca de 80 mil metros cúbicos de terra, pavimento, brita e pedras no local.

Sob a trincheira de 27 metros de extensão haverá um vão com rebaixamento de 6 metros da rodovia. Quando for concluída, o tráfego da estrada passará por baixo e o trânsito urbano de Pinhais cruzará por cima, sem interferência com a PR-415.

Também está em fase de conclusão a concretagem das paredes de diafragma, que farão a contenção das marginais da rodovia onde é feito o rebaixamento.

Neste mesmo cruzamento, as equipes estão construindo as cabeceiras da trincheira na Rua Jacob Macanhan e na Avenida Camilo Di Lellis, em Pinhais. O trabalho está na fase final. Toda a base do pavimento já foi concluída e resta apenas terminar o asfalto definitivo, etapa que será executada quando todo o concreto da trincheira estiver seco.

Estas melhorias fazem parte da duplicação da PR-415 – a Rodovia João Leopoldo Jacomel, que liga os municípios de Curitiba, Pinhais e Piraquara. O Governo do Paraná investe R$ 162 milhões nesta duplicação. Por dia, cerca de 25 mil veículos circulam pela Rodovia João Leopoldo Jacomel.

VIADUTO – Próximo ao supermercado Carrefour, também em Pinhais, seguem em andamento as obras de fundação do novo viaduto, que terá 200 metros de extensão e 26,60 metros de largura. Ele passará por cima da linha de trem que existe no local, aumentando a segurança de motoristas que circulam pela região. Serão usados 8.800 metros cúbicos de concreto e 1.400 toneladas de aço só na fundação do viaduto.

DUPLICAÇÃO – Ao longo PR-415 são executadas obras de pavimentação, drenagem e de contenção de encostas. Serão 14 quilômetros totalmente revitalizados entre Pinhais e Piraquara, com seis faixas de circulação em alguns trechos.

As obras incluem ainda uma alça de retorno, dois bolsões de retornos, 14 quilômetros de calçadas e ciclovias, oito passarelas, seis muros de contenção, um muro de arrimo na adutora da Sanepar (próximo ao Carrefour) e iluminação central em todo o trecho. Além disso, as pontes sobre os rios Iraí, Piraquara e Atuba são alargadas, com a inclusão de novas pistas.

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