Esclarecimento sobre Terminal Roça Grande
07/07/2016 - 17:10

Com relação ao protesto realizado no período da manhã em frente a garagem da Viação Colombo, a Comec (Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba) esclarece:

Na ocasião, foi realizada uma reunião com a participação da Comec, Viação Colombo, Câmara Municipal e representantes do bairro Santa Tereza. Foi decidido que a linha S18-Circular Ana Rosa-Santa Tereza deixa de operar a partir de segunda-feira (11 de julho). Com esta medida, no período noturno e nos finais de semana, os usuários serão atendidos pelos alimentadores S14-Ana Rosa e S15-Santa Tereza que têm ponto final no Terminal Roça Grande.

Para mais esclarecimentos sobre o transporte coletivo em Colombo, foi marcada uma nova reunião para amanhã (sexta-feira), às 20hs, na Associação dos Moradores do Santa Tereza. A reunião contará com a participação da Comec, Viação Colombo, Câmara Municipal e representantes dos bairros Santa Tereza, Ana Rosa, César Augusto, Parque Embu, Guaraci e Zumbi.

ESCLARECIMENTO

A Comec ressalta que o projeto implantado em junho no Terminal Roça Grande tem como objetivo a integração de todos os setores de Colombo e também a integração direta com Curitiba e demais municípios (quando resolvida a questão da integração com o Terminal Santa Cândida).

O retorno da operação anterior a junho, como querem algumas pessoas, resultaria na desativação definitiva do Terminal Roça Grande (pela redução de demanda), trazendo prejuízo aos deslocamentos intra-regionais, ou seja, em direção a sede e aos terminais Maracanã, Guaraituba, Cachoeira (Almirante Tamandaré) e o acesso ao Pronto Socorro-Maternidade, Regional de Osasco, Parque Embu e Vila Zumbi. Além disso também representaria em uma nova tarifa para muitos usuários. A desativação do terminal prejudicaria muitas pessoas e comunidades que passaram a ser beneficiadas com o projeto implantado pela Comec em junho.

Quanto à integração com o Terminal Santa Cândida, por se tratar de uma reivindicação antiga da população, desde o ano passado a Comec tem reiterado pedidos para a URBS. Inclusive, na semana passada, a URBS realizou uma pesquisa no Terminal Roça Grande para saber a demanda e a Comec aguarda uma posição oficial sobre a questão.

A desativação do Terminal Roça Grande impossibilitaria a integração futura com o Terminal Santa Cândida. Isto porque são várias linhas de Colombo que passam pelo Terminal Roça Grande e não há disponibilidade de vagas de plataformas de ônibus suficientes no Terminal Santa Cândida.

Ressaltando que, com a conclusão do Contorno Norte, o Terminal Roça Grande será um ponto estratégico para a ligação intercidades da Região Metropolitana de Curitiba.