Escola em Almirante Tamandaré é reconstruída após 10 anos desativada 24/10/2013 - 16:43

As obras de recuperação e restauração do Colégio Estadual Ambrósio Bini, em Almirante Tamandaré, na Região Metropolitana de Curitiba, estão em ritmo acelerado. Desde o início de setembro mais de 50 operários trabalham na reconstrução do prédio, que foi desativado em 2003 por problemas estruturais. O término da obra está previsto para o início de 2014.

Toda a estrutura do prédio será reformada, com novas redes elétrica e hidráulica, vitrais, piso, portas, telhado e azulejos. Também será construída uma quadra poliesportiva coberta. O investimento na obra é de cerca de R$ 1,8 milhão.

As fundações da construção também são reforçadas com a colocação de estacas de mais de 17 metros de profundidade, que vão chegar até a rocha sob a escola para garantir a sustentação do prédio. “Ver essa obra em andamento é ver um sonho da nossa comunidade se tornar real”, comemora a diretora auxiliar da escola, Valdirene Moreira, que lecionou no antigo prédio durante seis anos.

O professor de Língua Portuguesa Anderson Luiz Ferreira da Silva se emociona ao ver as obras de restauração da escola. “Eu tenho um carinho especial por essa escola. Parte da minha vida está inserida no contexto do Ambrósio Bini. Eu e meus pais estudamos aqui, inclusive minha mãe foi professora. Eu fico muito feliz e emocionado quando vejo a escola retornando para a comunidade”, disse o professor.

A comunidade escolar do bairro Jardim Monte Santo esperava pela reforma há 10 anos. Neste período, os alunos foram transferidos para o Colégio Estadual Jaci de Oliveira, que em 2010 também apresentou problemas. Com isso, os estudantes foram distribuídos para outras escolas do município. “Nós estamos usando um espaço improvisado. Com a reforma da escola tudo vai mudar porque teremos um espaço adequado para os alunos estudarem e para os professores e funcionários trabalharem com mais qualidade”, diz a diretora da escola, Ivana Maria Barbosa.