Especialistas discutem diagnósticos setoriais do PDUI da RMC 12/09/2024 - 18:13
A Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep) avança mais um passo no processo de elaboração do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) da Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Nesta quarta-feira (11), órgão realizou, em Curitiba, o Seminário Metropolitano de Planejamento - Síntese e Convergência dos Diagnósticos, que reuniu especialistas nesta área para discutir o PDUI da região.
“Estamos avançando neste trabalho importante e cada passo é muito valioso para que, junto com os municípios metropolitanos, possamos trabalhar na organização de ações que buscam impactar de forma positiva o desenvolvimento socioeconômico da nossa região”, afirmou o presidente da Amep, Gilson Santos.
Representantes do Consórcio PDUI-RMC Sustentável, responsável pela elaboração do plano, apresentaram os resultados da síntese dos diagnósticos setoriais e das convergências e divergências territoriais identificadas na região, além do macrozoneamento atual da RMC. “Com esta síntese, buscamos identificar as principais áreas de convergência e divergências, estabelecendo o cruzamento de informações entre as funções públicas de interesse comum e seus impactos territoriais na Região Metropolitana”, explicou Gustavo Taniguchi, coordenador-geral do Plano pelo Consórcio PDUI-RMC Sustentável.
MESA TEMÁTICA – O PDUI da Região Metropolitana de Curitiba foi debatido, também, em uma mesa temática destinada a discutir o conteúdo, em especial as diretrizes de uso do solo, planejamento territorial e cenários futuros para o desenvolvimento da RMC. Os participantes do evento puderam enviar suas sugestões e formular perguntas para serem respondidas pelos especialistas que compunham a mesa temática.
Além dos técnicos que fazem parte do Consórcio, também participaram da mesa a professora Rosa Moura, geógrafa pela USP e doutora em Geografia pela UFPR; o professor Rafael Kalinoski, do Centro Universitário de Tecnologia de Curitiba e da Escola de Administração Pública da Prefeitura de Curitiba; o arquiteto e urbanista Clóvis Ultramari, professor da PUCPR e da UFPR.
A mediação foi conduzida por Millena Ribeiro dos Reis, coordenadora do Departamento de Pesquisa e Planejamento Metropolitano da Amep, e Raul de Oliveira Gradovski, especialista em Direito Ambiental e Urbanístico.