Estado garante incentivos para duas indústrias na RMC 20/11/2013 - 10:11

O governador Beto Richa assinou no dia 19 de novembro, no Palácio Iguaçu, em Curitiba, protocolos para inclusão de mais duas empresas no programa de incentivos fiscais Paraná Competitivo. Um deles foi com a Conduspar, fabricante de cabos, que ampliará sua unidade de São José dos Pinhais. O outro foi com a indiana Bry-Air, que fabrica condicionadores de ar industrial e construirá em Almirante Tamandaré sua primeira unidade no Brasil. Somados, os investimentos chegam a R$ 88,4 milhões.

“Mais duas importantes empresas que confiam no Paraná para realizar seus investimentos. Temos o compromisso de buscar investimentos e também de fortalecer as indústrias paranaenses”, disse o governador Beto Richa. Ele destacou os bons números registrados pela economia paranaense, como o de geração de empregos e crescimento industrial. “O Paraná volta a ser respeitado pelo Brasil como um estado promissor”, afirmou.

Richa citou o diálogo com o setor produtivo e a segurança jurídica para os investidores como fatores fundamentais para a atração de novos empreendimentos ao Paraná. Em três anos, o Paraná atraiu pelo programa de incentivos fiscais cerca de R$ 25 bilhões em investimentos industriais, com a geração de 150 mil empregos. O governador disse que outros fatores contribuem para a atração de investimentos ao Estado, entre os quais a mão de obra qualificada e a boa infraestrutura de portos, aeroportos e estradas. “Queremos atrair mais investimentos que gerem empregos e riquezas para o Paraná”, afirmou ele.

CONDUSPAR – O investimento da Conduspar na fábrica de São José dos Pinhais é de R$ 85,7 milhões. A empresa fornece cabos especiais para a construção civil (controle e instrumentação), cabos de média tensão e automobilísticos. É a quinta maior empresa do setor no Brasil. O investimento vai gerar 23 empregos diretos e indiretos.

De acordo com o diretor executivo da Conduspar, André Abage, com a ampliação da unidade, a empresa iniciará a produção de novos cabos de alta performance, sobretudo para atender o setor de petróleo. “Investimos no Paraná desde a década de 1920, sempre acreditando no potencial desse Estado. Aqui temos tudo o que precisamos para crescer”, disse Abage. O executivo agradeceu o apoio do governo estadual e elogiou o programa Paraná Competitivo. “Foi um apoio fundamental para que conseguíssemos garantir competitividade”, afirmou ele.

O prefeito de São José dos Pinhais, Luiz Carlos Setim, destacou a importância da empresa para a economia do município. “Uma grande indústria que gera empregos e riquezas para nosso povo”, afirmou. Ele anunciou que a prefeitura fará obras de pavimentação nas ruas próximas a empresa.

BRY-AIR - A empresa indiana Bry-Air, fabricante de condicionadores de ar industrial, investirá R$ 2,7 milhões na implantação da unidade de Almirante Tamandaré. A nova unidade, que terá 2,4 mil metros quadrados, produzirá condicionadores industriais, desumidificadores industriais, recuperadores de energia e purificadores de ar. O início da produção está previsto para fevereiro de 2014.

Arun Kumar, diretor geral da Bry-Air, disse que a empresa escolheu investir no Paraná principalmente pela infraestrutura e qualidade da mão de obra. “Além disso, temos confiança no governo estadual que desde o início tem nos ajudado. Desde a primeira vez que vim conhecer o Paraná tive a certeza que era aqui que a empresa investiria”, afirmou.

O investimento irá gerar 136 empregos diretos e indiretos. Segundo Arun Kumar, 70% da produção seja para o mercado brasileiro e 30% para América Latina. A empresa prevê faturamento de R$ 26 milhões.