Estado inaugura Seção de Bombeiro Militar na Lapa 13/06/2016 - 12:06

O Governo do Estado, por meio da Polícia Militar do Paraná, inaugurou no dia 10 de junho a Seção de Bombeiro Militar da Lapa, pertencente ao 6º Grupamento de Bombeiros (6º GB). Até então, a unidade era mantida por bombeiros civis.

A base era a antiga sede dos Bombeiros Comunitários e estava em funcionamento desde 2004. A unidade foi reformada, recebeu equipamentos e viaturas modernas, além de um efetivo fixo de bombeiros militares. Os bombeiros civis que atuam no local continuarão suas atividades em apoio aos militares estaduais. Agora, fica denominada 3ª Seção de Bombeiros do 6º Grupamento de Bombeiros (6º GB). A entrega ocorreu com a participação da prefeita Leila Aubrift Klenk.

“É um reconhecimento do Governo do Estado à importância de profissionalizar a ação dos bombeiros e melhorar o atendimento dessa população”, disse o chefe de gabinete da Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária, delegado Roberto Mello Milaneze.

O comandante-geral da PM, coronel Maurício Tortato, destacou que a inauguração demonstra a expansão do Corpo de Bombeiros no Estado e reforça o compromisso com a segurança pública de todos os cidadãos paranaenses. “A comunidade ganha com um serviço muito mais profissional, compromissado com ela e com a corporação. É um momento de festejo em que se estabelece uma integração nas relações institucionais do executivo municipal com a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros”.

A unidade possui um caminhão autobomba tanque, uma viatura de busca e salvamento e uma viatura de combate a incêndios. Os moradores vão contar também com os serviços de vistorias em estabelecimentos, análises de projetos, ações de resgate, busca e salvamento, combate a incêndio e atendimento ao público, entre outros. No atendimento pré-hospitalar, os trabalhos serão coordenados com a Defesa Civil Estadual.

De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Juceli Simiano Júnior, a população terá à disposição atividades que oferecerão mais segurança e qualidade de atendimento. “O bombeiro militar profissional está preparado para atuar com toda a amplitude que a nossa missão indica. A partir de agora, a cidade da Lapa passa a ter toda a gama de atividades do Corpo de Bombeiros”, disse.

Com a reforma do prédio e a aquisição de equipamentos modernos, os bombeiros militares terão melhores condições de trabalho e maior rendimento em suas atividades operacionais. “Em termos de população, temos aproximadamente 50 mil habitantes e a nossa seção de bombeiro ficará responsável somente pelo município da Lapa, que tem dois distritos, Mariental e Água Azul, abrangendo as áreas rural e urbana da cidade”, disse o comandante da nova unidade, tenente Roberson Costa Spagnol.

HOMENAGENS - Durante a solenidade, o coronel Bortolini, do Corpo de Bombeiros, foi homenageado por completar 35 anos de serviço ativo na corporação. O oficial conclui no domingo (12) seu ciclo na corporação e agora segue para reserva remunerada.

Também estiveram presentes o subcomandante-deral da PM, coronel Arildo Luis Dias; o chefe do Estado Maior do Corpo de Bombeiros, coronel Fabio Mariano de Oliveira, o comandante do 6º Grupamento de Bombeiros (6º GB), tenente-coronel Abrão Mahmoud Filho; o Assessor Militar da Assembleia Legislativa, coronel Elio de Oliveira Manoel; o chefe de gabinete do Comando-Geral da PM, tenente-coronel Guilherme Teider Rocha; o comandante do 7º GB, tenente-coronel Ricardo Silva; o cfhefe da BM4, tenente-coronel Orlando Artur da Costa; o chefe da Defesa Civil e da Casa Militar, tenente-coronel Edemilson de Barros; os vereadores Mario da Farmácia, João Renato Leal Afonso e Vilmar Fávaro Purga.