Estrada da Ribeira terá 5 passarelas na RMC para travessia de pedestres 19/11/2008 - 10:50

Em fase final de obras, a Estrada da Ribeira, no trecho urbano na divisa dos municípios de Curitiba e Colombo, receberá como projeto complementar passarelas para travessia de pedestres e ciclistas. As melhorias, segundo informou o coordenador da Região Metropolitana de Curitiba, Alcidino Bittencourt Ferreira, serão realizadas pelo Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT).

“Como estamos caminhando para o término da revitalização, é chegado o momento de ajustar os projetos complementares que a rodovia receberá e, dentre eles, as passarelas para garantir a segurança da população que utiliza esta importante via que promove o desenvolvimento econômico em Colombo”, disse o coordenador da COMEC.

Para tanto, o projeto de cinco passarelas propostas pela Comec, órgão vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Urbano (SEDU), já está incluído na programação de 2009 da superintendência do DNIT, em Curitiba. “A necessidade de implantar estas melhorias é consenso dos órgãos envolvidos, ou seja, os governos federal, estadual e municipal”, comentou Pereira.

Além das passarelas, também serão colocadas muretas e telas no canteiro central para garantir que os pedestres realmente utilizem as passarelas, evitando, assim, o risco de atropelamentos e acidentes. Ainda segundo o coordenador, em vários pontos da Ribeira serão instalados semáforos para veículos e pedestres, facilitando a travessia.

“Quem fará a manutenção destes semáforos será a prefeitura de Colombo, por meio de um convênio de delegação, devido ao fato de a rodovia ter se transformado em uma via urbana com a aceleração do crescimento do município, deixando de ser uma estrada inter-regional, que recebe uma média diária de 25 mil veículos, passando para uma grande avenida”, enfatizou Alcidino Pereira.

INVESTIMENTOS - Os investimentos na duplicação/revitalização de seis quilômetros da rodovia são da ordem de R$ 20 milhões. A obra compreende, no seu conjunto, a ampliação da via, passando das atuais duas para seis faixas de rolamento, sendo três em cada sentido, como também canteiro central, iluminação, a construção de duas novas pontes sobre o Rio Atuba e uma galeria tripla no Rio Palmital, retornos e bolsões (rotatórias) para a segurança do trânsito próximo do Trevo do Atuba, em Curitiba, na região do terminal de ônibus do Alto Maracanã, e também no terminal do Guaraituba, ambas em Colombo. A extensão total da pista vai passar dos antigos 7,2 metros para 23 metros de largura.

A revitalização da Estrada do Ribeira faz parte do Programa Integrado de Transporte de Passageiros da Região Metropolitana de Curitiba (PIT), executado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano – Sedu, e Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba - COMEC. O objetivo do programa é desafogar o atual sistema radial de transporte, em que todas as linhas de ônibus passam por Curitiba, e de estabelecer um corredor de desenvolvimento, ligando os municípios de Itaperuçu, Almirante Tamandaré, Colombo, Pinhais, São José dos Pinhais, Fazenda Rio Grande, Quatro Barras e Campina Grande do Sul.

O programa prevê investimentos de R$ 124 milhões no sistema viário com duplicação de vias, pavimentação, construção de trincheiras e pontes, iluminação pública, paisagismo, calçadas, ciclovias, trevos e pontos de ônibus e em terminais metropolitanos, com recursos do Governo do Estado e financiamentos parciais do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).