Estrutura de atendimento na Saúde é reforçada em Almirante Tamandaré 10/04/2014 - 13:56

O secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, entregou no dia 09 de abril um moderno aparelho de raio X para o pronto-atendimento 24 horas do município de Almirante Tamandaré, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). A unidade, inaugurada na última semana pelo governador Beto Richa, será referência para atendimentos a casos de urgência e emergência na microrregião, que compreende as cidades de Itaperuçu, Rio Branco do Sul, Campo Magro e Colombo.

O secretário explica que a entrega demonstra o compromisso do Governo do Estado em fortalecer a estrutura de saúde na RMC. “Isso vai permitir que a população tenha acesso a equipamentos de ponta em serviços públicos de saúde perto de suas casas”, explicou.

Caputo Neto destacou que o Estado está investindo R$ 30 milhões na construção de um hospital de alta complexidade na região Norte de Curitiba, que também atenderá pacientes da Região Metropolitana. “Todas essas ações mostram a preocupação que o governo estadual tem com a saúde da população da RMC”, completou.

Antes, pacientes que precisavam fazer radiografias em Almirante Tamandaré tinham que ser encaminhados para clínicas terceirizadas contratadas pela prefeitura. O novo aparelho de raio X vai reduzir os custos para o município e ainda evitará que os pacientes tenham que se deslocar para realizar o exame.

O prefeito de Almirante Tamandaré, Aldnei Siqueira, destaca que o diálogo com o Governo do Estado está trazendo diversas conquistas para o município. “Pedimos esse raio X ao governador na semana passada, durante a inauguração do pronto-atendimento. No dia seguinte ao evento, já tínhamos a confirmação que o equipamento realmente viria. Essa agilidade é importante porque a população não pode esperar”, disse.

ATENDIMENTO – O novo pronto-atendimento 24 horas fica na região central, ao lado da prefeitura. A unidade é responsável por realizar o primeiro atendimento a casos de urgência e emergência, como acidentes domésticos, pequenas fraturas, doenças respiratórias, acidentes vasculares cerebrais e paradas cardíacas.

De acordo com o vice-prefeito e secretário municipal de saúde, Antônio Giordano Todeschi, o papel do serviço é estabilizar o paciente até que ele possa ser transferido para um hospital de alta complexidade. “Estamos atendendo com cinco médicos, 24 horas por dia, com uma estrutura de enfermarias masculina, feminina e pediátrica. Nesta primeira semana, já recebemos cerca de 250 pacientes por dia”, conta.

EQUIPAMENTOS – Além do raio X, Almirante Tamandaré deve receber nas próximas semanas um kit de equipamentos para fortalecer as 12 unidades básicas de saúde do município. São itens de mobiliário, refrigeradores, instrumentos médicos, central de inalação, autoclave, computadores e outros aparelhos necessários para o funcionamento das unidades.

O anúncio foi feito durante a entrega do raio X pelo secretário Michele Caputo Neto, que estava acompanhado do diretor da 2ª Regional de Saúde Metropolitana, José Carlos de Abreu.