Evento Karst foi realizado em Almirante Tamandaré 09/11/2012 - 14:21

O evento Karst, realizado no dia 19 de outubro no Centro de Convenções Edson Dalke, contou com a participação de alunos visitantes de programas de pós-graduação da Universidade Estadual da Paraíba, da equipe técnica da Secretaria Municipal de Urbanismo e da Agricultura e Meio Ambiente e do professor Harry BollMann, da PUCPR.

O objetivo da primeira parte do evento, segundo a engenheira ambiental da Prefeitura, Daniele Gasparin, era promover um debate acerca dos desafios da gestão urbana em ambientes cársticos, já que o município de Almirante Tamandaré é referência nesse assunto uma vez que a sua área de influência do Carste é de cerca de 85%.

Uma mesa redonda contou com a participação de instituições como Comec, Mineropar, Sanepar, PUCPR, além das Secretarias de Agricultura e Meio Ambiente e de Urbanismo. A discussão apontou para alguns pontos importantes e a serem considerados no momento de se planejar a cidade, “a qual sobremaneira poderá desconsiderar o manancial subterrâneo que atinge seu território” segundo o professor Harry.

No decorrer do evento, houve a apresentação do material de Educação Ambiental contextualizado que será entregue às Escolas Rurais participantes do projeto, os quais serão aplicados de forma piloto e sob avaliação dos alunos da PUCPR. Além disso, foram entregues certificados de agradecimento aos proprietários rurais e as escolas que durante esses três anos de duração do projeto colaboraram de alguma forma para o seu desenvolvimento.

O Profº Fabiano do Colégio Estadual Ver. Pedro Piekas, apresentou o andamento do projeto "Compostagem na Escola", que tem recursos financiados pelo FMMA - Fundo Municipal de Meio Ambiente. No período da tarde, o evento encerrou-se com duas visitas técnicas, uma no Parque das Dolinas e a outra no Colégio Estadual Ambrósio Bini, int