Evento comemora 50 anos das Regiões Metropolitanas brasileiras 22/06/2023 - 18:18
Nesta terça-feira (20), o presidente da Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (AMEP), Gilson Santos, participou do Seminário promovido pelo Fórum das Entidades Metropolitanas (FNEM), em celebração aos 50 anos das primeiras metrópoles brasileiras. O evento, realizado no contexto de importantes discussões sobre o desenvolvimento urbano e metropolitano, contou com a presença de renomados especialistas e autoridades do governo federal.
A abertura do seminário foi marcada pela participação do secretário nacional de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Carlos Tomé, e do secretário nacional de Mobilidade Urbana, Denis Andia. Ambos trouxeram suas perspectivas sobre os desafios e avanços das regiões metropolitanas no Brasil, além de confirmar a disposição da União em pautar as demandas do FNEM.
Além dos debates sobre soluções para questões metropolitanas, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) apresentou e lançou o livro "50 anos de regiões metropolitanas no Brasil", fornecendo um panorama abrangente do Plano Nacional de Desenvolvimento Urbano, contribuição fundamental para enriquecer as discussões no evento.
Uma mesa de debates foi organizada para discutir as agendas comuns entre os estados. Participaram a presidente do FNEM, Mila Corrêa da Costa; o Coordenador Geral da Comissão de Organização da Cumbre Internacional del Hábitat de América Latina y el Caribe, Héctor Garcia; o Diretor Executivo da Associação Brasileira dos Municípios, Eduardo Tadeu; e o Coordenador Geral de Apoio à Adaptação das Cidades às Mudanças Climáticas, Luiz Paulo Silva. A representante do IPEA, Bárbara Marguti, mediou as discussões, proporcionando uma troca de ideias rica e produtiva.
O diretor-presidente da AMEP, Gilson Santos, que também é vice-presidente do FNEM, destacou a importância do evento para a discussão de políticas públicas para as metrópoles e a busca por soluções conjuntas. "Esse seminário marca o aniversário das primeiras metrópoles brasileiras. É uma oportunidade para compartilhar experiências e avançar nas discussões sobre desenvolvimento urbano e melhoria da qualidade de vida nas regiões metropolitanas", contou.
O Seminário promovido pelo FNEM proporcionou um ambiente propício para a discussão de temas cruciais para as regiões metropolitanas brasileiras. A participação de representantes governamentais, especialistas e organizações da sociedade civil contribuíram para a criação de um diálogo construtivo e a formulação de propostas concretas que vão fortalecer as metas do FNEM.